Reestruturação das carreiras foi assunto principal

Em reunião, dia 24 de fevereiro, para tratar da reestruturação das carreiras ligadas ao Banco Central, Controladoria-Geral da União, Secretaria do Tesouro Nacional e Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, o ministro da Previdência Social, José Pimentel, reafirmou a posição do governo de apoiar medidas que visam a modernização do serviço público. De acordo com o ministro, as reivindicações apresentadas pelos representantes da UNACON SINDICAL, SINDTBACEN, SINAL, SINDSEP/DF e ASSECOR são legítimas, cabendo ao governo ajustá-las à realidade da arrecadação e do orçamento. “Nós estamos trabalhando pelo fortalecimento do serviço público, que precisa ser modernizado. A oposição tem criticado nossa postura e a medida de substituir terceirizados por pessoal concursado”, falou Pimentel.  O ministro defendeu a participação dos trabalhadores na construção das carreiras, afirmando que as transformações sociais passam pelo debate aberto e franco. “O governo sabe das injustiças cometidas no passado. Tanto que já começou um processo de mudanças. As principais questões foram tratadas em 2008, agora é hora de fazer os ajustes necessários”, disse.  José Pimentel também se mostrou otimista quanto ao processo da reestruturação. “Acredito que não haverá nenhum empecilho”, comentou.

“Nós trabalhamos muito para que haja celeridade no processo e pela definição de uma tabela salarial para 2010. Há consenso entre as lideranças sindicais, todos querem o encaminhamento ao Congresso Nacional o quanto antes”, explicou o presidente da UNACON SINDICAL, Carlos Alberto Pio. Ele disse que o trabalho de articulação dever ser feito a fim de que as autoridades tomem ciência antecipadamente do conteúdo da proposta. “Não se trata apenas de convencimento, mas de conscientização da legitimidade das nossas reivindicações”, explicou Pio.


O presidente do SINDTBACEN, Antônio Maranhão, assumiu a responsabilidade de fazer um breve histórico das ações dos sindicatos e da ASSECOR. Ele citou reuniões realizadas com o secretário de Recursos Humanos, Duvanier Paiva, deputados e diretores dos órgãos envolvidos nas quais foram colocados os anseios dos servidores. “O dever de casa está sendo feito; todos conhecem a proposta e demonstraram ser favoráveis”, informou. Maranhão pediu ajuda do ministro para que o encaminhamento seja feito com urgência. O sindicalista justificou a pressa com o argumento de que em ano eleitoral existe pouco tempo para votação. “Ministro, o projeto tem que ir para o Congresso até março”, solicitou. O presidente do SINDTBACEN ainda pediu uma reunião na Casa Civil. “Nós queremos o apoio da ministra Dilma; acreditamos que o aval dela pode nos ajudar”.

O Ministro, José Pimentel, disse que irá fazer o possível para que as reivindicações dos sindicalistas sejam atendidas.

O presidente da ASSECOR, Antônio Magalhães, a secretária-geral da UNACON, Márcia Uchôa  e os representantes do SINDISEP/DF, Niraldo Eccard, Gilmar Luis Lang e do SINDTBACEN, João Porto estiveram presentes à reunião.