Diretoria visita regional mineira

A Diretoria Executiva do Unacon Sindical esteve representada por Rudinei Marques e Filipe Leão, presidente e diretor, respectivamente, nesta terça-feira, 27 de novembro, na Controladoria-Regional da União em Minas Gerais (CGU/Regional-MG). A visita faz parte do projeto Unacon Itinerante, que tem como objetivo conhecer, in loco, as condições de trabalho e reivindicações da carreira, assim como aproximar o Sindicato e filiados de todo o país. A avaliação da campanha salarial de 2012 e a apresentação das diretrizes aprovadas no II Congresso da Carreira de Finanças e Controle (II Conacon) estavam entre os principais tópicos da pauta do encontro.

Pela manhã, Marques tratou de temas que movimentaram o Sindicato em 2012. “A campanha salarial exigiu muito de todos nós. Empenho, articulação e investimentos. O governo jogou duro, pois não pretendia conceder reajuste às carreiras de Estado. Estendemos a corda até o limite. Nesse momento, porém, mesmo sem recuperar as perdas inflacionárias, a Diretoria foi favorável ao acordo, pois não vislumbrava espaço nem tempo suficientes para uma nova proposta. Analista e Técnicos estão de parabéns, pois fizeram uma grande mobilização e ainda conseguiram reconhecer os limites da negociação e acompanhar nosso posicionamento, que até agora se confirma como a melhor opção”, esclarece.

Ao apresentar as diretrizes aprovadas no II Conacon, o presidente advertiu o órgão, quanto às atividades desempenhadas. “A CGU vem executando um excelente trabalho de prevenção e combate à corrupção, ganhando espaço de mídia e reconhecimento internacional na área de transparência pública. Porém, nós que somos da Casa, sabemos que há muito para melhorar. Existem áreas da CGU que não se modernizaram. É necessário, por exemplo, conforme diretriz amplamente referendada no Congresso, rediscutir a identidade da Secretaria Federal de Controle e de seu papel dentro do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Precisamos, também, de maior transparência na escolha de dirigentes, pois já se foi o tempo das indicações pessoais e da falta de critérios objetivos para as nomeações”, ressalta.

A visita teve impacto positivo, na regional. “O interesse do filiado é diretamente proporcional ao interesse do Sindicato”, conta Carlos Maia, delegado Sindical da CGU-MG.  Para ele, dentre os assuntos abordados, o que teve mais repercussão foi o da proteção jurídica ao servidor. “É comum, hoje, que o servidor seja chamado a prestar depoimento em relação a trabalhos efetuados. Temos vários exemplos aqui na regional. É importante que o Sindicato também ofereça apoio jurídico nesses casos”, explica.

“Sindicato forte se faz com participação ativa, debates e críticas. Só assim avançamos enquanto sindicato, carreira e órgão governamental que tem um grande papel em defesa do dinheiro público e da sociedade brasileira. Todos os servidores devem estar filiados ao Sindicato”, convoca Leão. No período da tarde, os dirigentes passaram de sala em sala, para entregar fichas de filiação aos servidores. Atualmente, 117 servidores – entre ativos, inativos e pensionistas – da CGU-MG são filiados ao Unacon Sindical.