Grupo de música formado por servidores se reúne toda sexta

Grupo de servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) encontrou uma maneira de sair da rotina. Toda sexta-feira, a “Turma do Deixa Dilson” se encontra no miniauditório do Tesouro, na hora do almoço, pra conversar e fazer música. A roda de choro tem como objetivo promover um momento de descontração e confraternização entre os colegas.

Eles se reúnem desde fevereiro. Antes de ir para o miniauditório, os ensaios eram realizados em uma sala fechada, no subsolo do prédio anexo ao Ministério da Fazenda. Com o aumento do número de espectadores, eles sentiram a necessidade de um espaço maior. “Foi quando (Francisco) Canindé, que tem trânsito na área de logística da STN, conseguiu liberação para que usássemos esse espaço”, recorda Dilson Renan, integrante do grupo.

Desde então, planilhas e relatórios dão lugar aos instrumentos musicais, todas as sextas. Cavaquinho, violão, pandeiro, tan-tan e bandolim roubam a cena. No repertório, que conta com mais de 40 músicas, “Brejeiro”, de Ernesto Nazareth; “Carioquinha”, de Valdir Azevedo; “Santa Morena”, de Jacob do Bandolim; “As rosas não falam”, de Cartola; e “Naquele Tempo”, de Pixinguinha então entre as mais tocadas.

Analista de Finanças e Controle (AFC) do Tesouro desde 2004, Dilson deu origem ao nome do grupo. “Foi uma brincadeira do (Claudio) Segalla, idealizador do grupo, que achou o nome interessante. Mas não é oficial. Na realidade, o grupo reúne-se como uma roda de choro, onde qualquer colega pode participar e não pensou em oficializar um nome”, explica. Dilson toca bandolin e, desde maio, faz curso de luteria, para aprender a construir e reparar instrumentos musicais.

Cláudio Segalla toca cavaquinho. Foi apelidado pelo grupo de “Maestro”, pela responsabilidade com as partituras. “Eles apenas dizem o que querem tocar e eu procuro na pasta”, explica, com bom humor, o AFC.

Cláudio Segalla (Cavaquinho); Daniel Pereira (Violão); Dilson Renan (Bandolim); Edivaldo (Tan-tan); Francisco Canindé (Pandeiro); Geraldo Gonçalves (Pandeiro); Guilherme Furtado (Bandolim); e Otávio Guerci (violão) são os integrantes mais assíduos.

No dia 6 de junho nossa equipe filmou um pedaço do ensaio. Confira no perfil do Sindicato no Youtube http://www.youtube.com/unaconoficial.