Kokay cobra nomeações na CGU, em caráter de urgência

Sem tempo a perder. Na tarde desta quarta-feira, 4 de setembro, a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) cobrou a nomeação dos 303 aprovados em espera no último concurso para Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (AFC/CGU/2012). O pedido, feito em caráter de urgência, foi encaminhado diretamente ao Secretário-Executivo da Casa Civil, Valdir Moysés Simão. O concurso – já prorrogado em 2013 (relembre aqui) – expira em novembro deste ano. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, representou a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro.

Com o concurso expirando em menos de 90 dias, a parlamentar pediu atenção especial, dada a urgência do caso. “A carência de pessoal da Controladoria alcançou um estágio crítico. A nomeação dos 303 aprovados em espera representa o início da reposição do maior déficit de recursos humanos da última década”, afirmou Kokay. A parlamentar esteve presente no ato público “Abrace a CGU”, de promoção do Sindicato, realizado no dia 23 de julho. (relembre aqui)

Valdir Moysés reconhece a importância do pleito. “Para o Governo, a CGU é um dos órgãos mais prestigiados do país”, disse. Valdir garantiu que irá conversar com Miriam Belchior, ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão para buscar alternativas.

Marques contra-argumentou. Para ele, não é essa percepção que os servidores da CGU têm. O presidente do Sindicato ainda defendeu que a aplicação de recursos para o combate à corrupção não é custo, é investimento. “Desde 2009, somente com auditorias na área de pessoal, foram economizados mais de R$ 300 milhões aos cofres públicos”, contextualizou.

Apesar das restrições impostas durante o período eleitoral, a nomeação ainda poderia ser feita, uma vez que o concurso já foi homologado e teve sua relação final de aprovados divulgada. Além disso, órgãos da Presidência da República podem nomear concursados a qualquer momento.

A coluna “Poder Online” noticiou o encontro. (leia aqui)