Dia Nacional de Mobilização ganha destaque na imprensa

O jornal Correio Braziliense publicou nesta terça-feira, 26 de maio, reportagem sobre o Dia Nacional de Mobilização da carreira de Finanças e Controle, agendado para 9 de junho. A ação foi motivada pela ausência, até o momento, de qualquer sinalização do governo federal quanto à pauta de reivindicações dos servidores, que inclui, entre outras coisas, o reajuste linear de 27,3%. Em entrevista ao Correio, o presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, informou que a mobilização deve se intensificar nos próximos dias e adiantou: “Sem valorização, vamos entrar em greve”.

Para Marques, a expectativa de recessão neste ano indica que a contraproposta salarial a ser apresentada pelo Ministério do Planejamento trará um percentual sem ganho real, próximo da inflação ou até menor. Por isso, “a possibilidade de uma greve geral não está descartada”, informou à reportagem.

CORROSÔMETRO

O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL) divulgou nesta terça-feira, 26, o novo cálculo do índice de defasagem salarial do servidor público federal. O estudo aponta que mesmo que o Governo conceda o reajuste pleiteado, a inflação deve corroer 11,7% dos rendimentos dos servidores até janeiro de 2017.

Porém, a falta de contrapropostas do Governo aponta para um cenário ainda mais critico, já que sem reajuste as perdas acumuladas serão superiores a 40%. (Confira aqui).

Leia a íntegra da reportagem do Correio abaixo.

Correio 26 05 site