Controlador e Procurador-Geral de João Pessoa avaliam extinção da CGU como “retrocesso”

 

O Controlador-Geral do município de João Pessoa, Severino Queiroz, e o Procurador-Geral do Município, Adelmar Régis, consideram a extinção da Controladoria-Geral da União (CGU), medida adotada pelo Governo Federal, um verdadeiro retrocesso no trabalho de fiscalização dos recursos públicos e no combate à corrupção.

 

Para Queiroz e Adelmar, que participam de um ato em defesa da CGU na tarde desta terça-feira (24), em João Pessoa, a extinção da CGU e a criação do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle representam uma clara perda de autonomia e a desconstrução de uma marca já reconhecida pela sociedade e pelos organismos internacionais.

 

“A CGU tem prestado um serviço fundamental para a democracia brasileira, fiscalizando a aplicação dos recursos públicos. Este trabalho ficará seriamente prejudicado a partir do momento em que o órgão de controle ficar reduzido a uma pasta. Haverá indiscutivelmente perda de autonomia”, critica o controlador.

 

“Num momento em que se exige o envolvimento cada vez maior da Advocacia Pública no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, em todas as esferas de Poder, a extinção da CGU demonstra ser um grande contrassenso”, comentou o Procurador.

 


Com informações: Prefeitura de João Pessoa