Delegados sindicais destacam a importância da atualização de conhecimento técnico

 

O Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) encerram mais um evento com sucesso. Realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, o Seminário “O Serviço Público que Queremos” cumpriu com o compromisso de enriquecer o debate com a apresentação de estudos recentes sobre finanças e políticas públicas. Esses dados vão subsidiar a luta contra o desmonte do Estado e o sucateamento do serviço público. Especialistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Federal de são Paulo (IFSP) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) contribuíram para o encontro por meio de painéis como o “Estado, Finanças Públicas e Desenvolvimento”, apresentado no primeiro dia (saiba mais aqui).

 

Os delegados sindicais do Unacon Sindical destacaram a importância da atualização de conhecimento técnico, em eventos dessa natureza, como a desconstrução da farsa da crise fiscal, já que o Brasil tem R$ 1 trilhão em caixa.

 

Para o delegado de finanças públicas Luiz Alberto Vieira Filho, o seminário foi fundamental para apontar caminhos de como os sindicatos podem unificar o discurso “contra esse ataque brutal e violento ao serviço público brasileiro”.

 

 

“Sem informação para subsidiar as nossas lutas, a gente não vai conseguir ir pra frente”, avalia Roberta Holder, diretora de filiados do Sindicato, indicando a unidade como saída para reverter o cenário atual de sucateamento do serviço público.

 

 

Para Elaine Niehues, vice-presidente da delegacia sindical do Rio Grande do Norte, os dados são importantes para ajudar a combater informações distorcidas sobre o serviço público. “Temos que ter conhecimento pra poder contestar e nos defender”, defende.

 

 

Carlos Leite, vice-presidente da delegacia sindical do Rio Grande do Sul, avaliou o encontro como importante para união de esforços. “A proteção da sociedade brasileira está nas mãos de nós, servidores públicos”, destacou.

 

 

ENCERRAMENTO

Em sua fala final, Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, falou, em nome do Fonacate, sobre a importancia da unidade “No meio desse conflito todo, temos que arregaçar as mangas e enfrentar essa situação com todas as nossas forças e, para isso, a unidade é fundamental”, destaca.