Conselho aprova regimento interno e tema do III Conacon

O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) aprovou nesta quinta-feira, 8 de novembro, o regimento interno e o tema do III Congresso Nacional de Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Conacon).  O evento, que será realizado em abril do próximo ano, terá como mote “A Carreira de Finanças e Controle no novo ciclo político brasileiro: reconfiguração do Estado, responsabilidade fiscal, combate à corrupção e democracia”.

 

Conforme o aprovado pelos dirigentes, o tema do III Conacon será desenvolvido a partir dos seguintes eixos: – I Desenvolvimento Institucional da CGU e STN em meio à reforma do Estado e Administração; II – Modernização da Carreira de Finanças e Controle; III – Política e Organização Sindical. 

 

CONCURSO

O esvaziamento do quadro funcional da Controladoria-Geral da União (CGU) e o risco de extinção do cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC), que hoje conta, nesta pasta, com apenas 15% do efetivo ideal, também estiveram em pauta.

 

Para Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, a defasagem de pessoal na CGU, que chega a 60%, “demonstra uma fragilização do combate à corrupção no governo federal e a urgência de novos concursos”. 

 

O chefe da regional da CGU na Bahia, Ronaldo Machado, convidado para o segundo dia do CDS, reforçou a urgência da demanda.  “A CGU precisa urgentemente de renovação e um novo concurso é demanda geral entre os dirigentes de regionais”. 

 

O compromisso assumido pelo ministro da CGU, Wagner Rosário, de encaminhar pedido de realização de certame para TFFC ao Ministério do Planejamento ainda este ano, foi lembrado por Bráulio Cerqueira, secretário executivo do Sindicato.  Ele também destacou que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) já fez o pedido, demonstrando interesse na recomposição dos quadros do cargo. 

 

ATUAÇÃO SINDICAL

Ronaldo Machado também falou sobre a importância do Sindicato, tanto na defesa da carreira e das instituições quanto na promoção da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Ele enfatizou o apoio do Unacon Sindical nos eventos e ações realizados pela regional com o objetivo de tornar o ambiente de trabalho cada vez melhor. 

 

Sobre a atual conjuntura, Machado ressaltou a necessidade de proteção do órgão e disse esperar que os servidores possam dar continuidade ao trabalho realizado pela CGU. "O Sindicato fez bem em atuar defendendo a importância da independência funcional da CGU", acrescentou.

 

Ainda durante a reunião nesta quinta, 8, os dirigentes aprovaram o Orçamento Unacon Sindical para 2019. O 2º CDS termina hoje, 9.