Tesouro inova com Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados

Da esquerda para direita: Lucas Gurgel Leite, Tiago Maranhão Barreto Pereira, Fernando Almeida Barbalho e Jordão Mota Gonçalves

 
A idealização e implantação do Grupo Técnico de Comunicação Estratégica e Análise de Dados do Tesouro Nacional (GT-CEAD), iniciativa premiada do Ideias Inovadoras 2018, teve por base a vertente da transparência pública, contribuir para esclarecer, por exemplo, sobre as políticas públicas financiadas por recursos do Tesouro Nacional, reforçando a missão do órgão de gerir as contas públicas de forma eficiente e transparente, zelando pelo equilíbrio fiscal e pela qualidade do gasto público. 
 
O Grupo é composto por servidores de carreira do próprio Tesouro Nacional que formam uma equipe multidisciplinar dedicada exclusivamente à execução de atividades voltadas para comunicação estratégica institucional e análise avançada de dados, com foco na promoção da transparência pública e no aprimoramento de práticas internas da STN. O GT-CEAD vem produzindo resultados em estreito alinhamento com os Objetivos Estratégicos Institucionais.
 
O custo da iniciativa se refere apenas à alocação de um pequeno grupo de servidores efetivos do próprio órgão, menos de 1% do quadro de pessoal do órgão, além disso, há o uso intensivo de software livre, sem qualquer ônus para a administração pública.
 
 
O trabalho do GT-CEAD busca a correlação entre dados e processos da STN, com base em plataforma tecnológica apropriada, por meio do emprego de algoritmos avançados no processamento, cruzamento e análise de bases de dados de diferentes fontes internas e externas que se somam a estudos sobre público-alvo e de técnicas de storytelling para, a partir daí, comunicar, compartilhar o conhecimento gerado, de forma empática, compreendendo as especificidades de cada público-alvo específico.
 
 
Alguns dos produtos já elaborados pelo GT são vídeos, relatórios e visualizações de dados interativas sobre temas como: "Ressignificação do Resultado do Tesouro Nacional", "Municípios brasileiros e sua dependência de transferências", "Aplicação das receitas federais", dentre outros. Além do público interno, tais já chamaram atenção da comunidade de desenvolvedores de ciência de dados de Brasília e até mesmo em eventos internacionais. E, em breve, começarão a ser publicados no portal www.tesourotransparente.gov.br. 
 
 
Saiba mais sobre o trabalho desenvolvino no artigo "Suporte do rstats às iniciativas de transparência do Tesouro Nacional brasileiro", disponível no Medium. 

 

 
Fonte: GT-CEAD/STN