No MS, delegado sindical se reúne com senadores para tratar da PEC 06/2019

O Congresso só retoma as atividades normais na próxima segunda-feira, 5 de agosto, quando se encerra o recesso, mas o trabalho de conscientização sobre os efeitos da reforma da Previdência junto aos parlamentares continua firme. Nesta terça-feira, 30 de julho, uma comitiva de representantes do Fórum Nacional de Carreiras de Estado (Fonacate) e da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) foi recebida pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), em Campo Grande.  Na última sexta, 26, o grupo foi recebido pelo senador Nelson Trad (PSD- MS). O delegado sindical do estado, Elber Souza, representou o Unacon Sindical nas ocasiões.

 

Durante as reuniões, os representantes das entidades expuseram o impacto da PEC 06/2019 para os servidores públicos. “Se trata claramente de um ajuste fiscal e não da retirada de privilégios, como o governo vem afirmando”, observaram, ao enumerar os pontos mais críticos da matéria. A lista é composta por alíquotas progressivas e extraordinárias; base de cálculo; pensão por morte; extinção do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); e ausência de uma transição razoável.

 

Como resultado da conversa, o senador Nelson Trad (PSD- MS) se comprometeu a apoiar as demandas dos servidores na reunião com os líderes do Senado. Convicção não repetida na reunião com senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), que ficou de avaliar os pontos de acordo com posicionamento da Secretaria de Previdência.