Reforma administrativa pauta reunião com Professor Israel na sede do Unacon Sindical

Deputado, que é o coordenador da recém-criada Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, participou do encontro com representantes das carreiras de Estado na manhã desta segunda, 16

Rudinei Marques e Bráulio Cerqueira, presidente e secretário executivo do Unacon Sindical, receberam o coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, deputado Professor Israel Batista (PV-DF), na manhã desta segunda-feira, 16 de setembro, na sede do Sindicato. O encontro foi destinado a debater os próximos passos da recém-criada Frente, principalmente no que diz respeito à reforma administrativa anunciada pelo governo. Representantes do Sinal, Anadef e Afipea também participaram da reunião.

Para iniciar o debate, Bráulio lembrou que o rebaixamento das remunerações, unificação de carreiras, flexibilização da estabilidade e instituição de novos mecanismos de avaliação de desempenho devem ser os pontos centrais da reforma da administrativa. Para ele, é preciso estar claro que as mudanças “não terão o objetivo de aperfeiçoar mecanismos já existentes, como a avaliação de desempenho, mas de desmontar o Estado”.

O presidente da Afipea, José Celso Cardoso, ressaltou que é preciso restabelecer a relação Estado/desenvolvimento. “A retomada do desenvolvimento passa necessariamente pelo serviço público. É fundamental ressaltar isso.  Para tanto, precisamos derrubar falácias que o governo tem adotado para defender essa reforma. ” A opinião do presidente do Sinal, Paulo Lino, é a mesma.

“Devemos mostrar, por exemplo, que a estabilidade existe no sentido de, unicamente, garantir a segurança ao agente público no desempenho de seu serviço à população”, afirmou Lino.

Diante das exposições, o Professor Israel (PV-DF) solicitou às entidades subsídio técnico para nortear o debate. Para ele, é hora de o funcionalismo reforçar seu papel de protagonista das políticas que contribuem para o desenvolvimento nacional.

Com o objetivo ampliar as discussões sobre a reforma administrativa, a Frente em parceria com Fonacate trabalha na produção de material informativo sobre a realidade do serviço público. Além disso, deve realizar já no próximo mês a primeira audiência pública acerca do tema na Câmara dos Deputados.

“A intenção é promover um debate de alto nível sobre a real situação do serviço público e, a partir daí, discutir soluções que visem o fortalecimento do Estado com foco na melhoria do atendimento às demandas da sociedade”, concluiu o presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques.