Em reunião hoje (1º) com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, o presidente da UNACON, Fernando Antunes, cobrou posicionamento da direção do órgão em relação a três reivindicações da categoria durante a negociação salarial: calendário de implementação e definição de porcentagens das parcelas do reajuste salarial, equivalência de salários nas classes iniciais das carreiras do Ministério da Fazenda, e reorganização do cargo de técnico de Finanças e Controle. “Precisamos que a direção da Casa defina sua posição perante o governo”, disse Antunes. Estiveram presentes ao encontro a secretária-geral da entidade, Márcia Uchôa, e o secretário-adjunto Líscio Camargo.
Arno Augustin reafirmou que está à disposição dos servidores para ajudar durante o processo de negociação, mas advertiu que é preciso ter calma. “Quando o governo apresentar a proposta, estarei lá para ajudar no que for necessário”, garantiu. O presidente da UNACON informou ao secretário que os servidores da STN decidiram, em assembléia, entrar em greve caso o governo não apresente proposta 48 horas após o fechamento do acordo com o grupo Fisco. Augustin afirmou que lutará para acabar com as diferenças entre as carreiras e garantiu que apoiará a categoria. “Institucionalmente, a direção do Tesouro atuou, atua e atuará em defesa da STN e de seus servidores”, encerrou.
Assembléia
Os analistas e técnicos de Finanças e Controle da STN se reuniram com os dirigentes da UNACON às 14h, para ouvirem os informes sobre a reunião com o secretário do Tesouro. Fernando Antunes informou aos TFCs presentes que conversou com Arno Augustin sobre a reestruturação do cargo de técnico, e pediu a todos os servidores que tenham paciência nesta fase da negociação. “Precisamos ter juízo, estamos em um momento delicado de luta, mas continuo acreditando que é possível conseguir a equiparação”, afirmou.
Em relação à reunião com o governo, Antunes afirmou que não há data marcada, mas que hoje a Secretaria de Recursos Humanos irá receber os dirigentes do grupo Fisco. “Tenhamos paciência, estamos indo para a reta final da negociação”, concluiu.