Dirigentes e servidores entregam abaixo-assinado

 

            A Direção Nacional da UNACON/SINATEFIC e um grupo de dez servidores que coletou assinaturas em cada andar da Controladoria-Geral da União no Distrito Federal (CGU/DF) se reuniram na tarde de hoje, 25 de maio, com o secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro, para entregar o abaixo-assinado da carreira Finanças e Controle em apoio à implementação do horário flexível no órgão.


 

            Com relação à proposta de horário flexível enviada pelas entidades, Luiz Navarro informou que já debateu o assunto com o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage. Segundo o secretário-executivo, a Casa discorda com alguns aspectos da minuta apresentada. O principal aspecto de divergência diz respeito às 40 horas de trabalho semanais dividas em 35 horas no local de trabalho e 5 horas para desenvolvimento de atividades complementares. “Quanto à flexibilidade não encontrei nenhuma resistência por parte do ministro, mas ele discorda da possibilidade de 35 horas de trabalho e 5 horas fora do órgão”, explicou Navarro.

 

            Mesmo com o abaixo-assinado entregue pelos servidores e os dirigentes, Navarro disse que provavelmente o ministro não voltará atrás nesse aspecto. “Eu acredito que dificilmente o ministro saia dessa posição, mas eu vou entregar o documento. Estamos abertos ao diálogo, mas existem limitações”, esclareceu. Nenhuma objeção foi feita à implementação do banco de horas. Uma contraproposta da CGU – com 40 horas semanais e a distribuição das horas de acordo com as necessidades das coordenações – deverá ser entregue até o final da próxima semana para ser debatida pelos analistas e técnicos de Finanças e Controle.

 

            Luiz Navarro afirmou também que é possível iniciar a jornada de trabalho flexível na CGU a partir de 1º de julho, mas o banco de horas precisa aguardar o ponto eletrônico. “Tenho esperança na flexibilização, acho que é o melhor caminho”, finalizou.

 

GT/CGU

 

            Sobre o GT/CGU, o secretário informou que não foram feitas mudanças substanciais na proposta de reestruturação da carreira encaminhada pelo Grupo de Trabalho. Até o final da próxima semana, o documento será fechado e encaminhado ao ministro Jorge Hage.

 

            Estiveram presentes à reunião o presidente em exercício da UNACON/SINATEFIC, Carlos Pio, a secretária-geral das entidades, Márcia Uchôa, o diretor de Política de Classe e Defesa Profissional, Leonardo Castro, o diretor de Gestão Interna da CGU, Carlos Torquato, e a chefe da Assessoria Especial de Gestão de Projetos, Jaine Cirqueira.

           

            Nesta sexta-feira, 29 de maio, às 9h, os analistas e técnicos voltam a se reunir no auditório da CGU/DF.