Grupo de Trabalho entrega relatório para Arno Augustin

            O Grupo de Trabalho da Secretaria do Tesouro Nacional (GT/STN) – formado para debater a reestruturação da carreira Finanças e Controle no órgão – entregou na tarde desta sexta-feira, 12 de junho, o relatório com a conclusão dos trabalhos do GT ao secretário da STN, Arno Augustin. O secretário-adjunto do Tesouro, Líscio Camargo, também participou da reunião. A UNACON/SINATEFIC foi representada pela secretária-geral das entidades, Márcia Uchôa.

 


            No início do encontro, o grupo apresentou pontos contemplados no relatório, como a Carreira em Y; separação do Tesouro Nacional da Controladoria-Geral da União (CGU); saída do Ciclo de Gestão, mas foi definido que a STN permanecerá no grupo; fosso salarial; exigência de nível superior para o cargo de técnico de Finanças e Controle; atribuições dos cargos de AFC e TFC, caso a exigência de nível superior seja acatada; e o Sistema de Desenvolvimento na Carreira (Sidec).

 

            O grupo fez um balanço das atividades ao longo dos trabalhos desenvolvidos pelo GT, agradeceu pela criação desse canal de comunicação entre os servidores e a direção da Casa, e sugeriu que novas formas de contato como esta sejam criadas no órgão. Os integrantes do GT pediram ainda que o relatório seja amplamente divulgado para que todos os AFCs e TFCs tenham acesso ao documento e conheçam as propostas apresentadas, e que alguns pontos da reestruturação da carreira – que foram sinalizados no relatório – sejam discutidos em conjunto com os servidores do Tesouro.

 

            Augustin agradeceu pelo trabalho realizado e elogiou os participantes do GT/STN, bem como o resultado produzido. “Este é um trabalho muito bom, maduro, e que considerou as dificuldades enfrentadas pelos servidores”, avaliou. Segundo o secretário, esse canal de comunicação que foi aberto continuará a existir no órgão. “O Tesouro tem que ser estimulado a avaliar, a manter o debate”, finalizou. Augustin autorizou a publicação do relatório e solicitou que o GT/STN realize reuniões com os servidores para que eles possam analisar o trabalho desenvolvido, os aspectos positivos e negativos, para dar continuidade ao processo.

 

            Márcia Uchôa ressaltou a importância da iniciativa de criação do GT/STN. “É proveitoso trazer a posição dos servidores para a casa, pois ele sente que está sendo ouvido, representado”, acrescentou a secretária-geral. No final da reunião, Márcia entregou agendas das entidades para Arno Augustin e voltou a solicitar que seja marcada uma audiência com a Direção Nacional da UNACON/SINATEFIC, visto que o pedido vem sendo feito desde novembro do ano passado.