Diretoria espera mobilização da categoria para negociar
A Diretoria Executiva do Unacon Sindical e da Unacon aprovou pauta de reivindicações de 2011, que será discutida com sindicatos do Banco central e Orçamento (ciclo de gestão) para encaminhamento ao Governo Federal. Entre os pedidos estão correção da tabela salarial para recompor perdas desde 2008, aumento do valor das diárias, modernização da carreira (nível superior para TFC e alteração da nomenclatura dos cargos).
Apesar de reconhecerem dificuldades nas negociações, por causa das recentes declarações governistas quanto aumento das despesas com salários e cortes no orçamento, diretores prometem engrossar o coro das categorias insatisfeitas com posicionamento do Executivo Federal.
De acordo com o presidente das entidades, Carlos Pio, não há razão para arrocho salarial nem para brecar qualquer processo de modernização da máquina pública, que representa o oferecimento de melhores serviços à população. “Nós somos favoráveis ao controle dos gastos e das contas do governo, porém, acreditamos em outras formas de economizar sem prejudicar os servidores, dentre as quais, destacamos combate firme à corrupção e planejamento adequado para aplicação dos recursos públicos”.
Carlos Pio agradeceu a colaboração dos técnicos e analistas que ajudaram na elaboração da pauta de reivindicações e da correção da tabela de vencimentos. Disse ainda que os diretores não tiveram dificuldades para aprovação dos documentos, pois ambos estão de acordo com os interesses da categoria.
A pauta aprovada poderá sofrer ajustes nas questões pertinentes aos interesses locais. As peculiaridades de cada unidade da CGU serão objeto de negociação diretamente com órgão, após encaminhamento dos delegados sindicais nos estados.
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES PARA 2011
1 – Recomposição da Tabela Salarial AFC/TFC.
2 – Aumento do Valor das Diárias em 50%.
3 – Modernização da Carreira Finanças e Controle com Definição de atribuições.
4 – Nível Superior para Ingresso no Cargo de TFC.
5 – Alteração da Nomenclatura dos Cargos de AFC e TFC.
6 – Flexibilização do Horário de Trabalho com Banco de Horas.
7 – Lei Orgânica da CGU/PR.
8 – Melhoria das Condições de Trabalho com Investimento em Infraestrutura na CGU/BsB/Estados.
9 – Concurso Público para Aumento do Quadro de Pessoal AFC/TFC.
10 – Promoção de Cursos de Capacitação para os Analistas e Técnicos de Finanças e Controle.