“Elaborar lei orgânica nacional visando fortalecer os órgãos de controle interno, conferindo-lhes autonomia orçamentária e independência funcional”, foi a proposta mais votada na etapa regional da 1ª Consocial Distrital, etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social que ocorrerá em Brasília entre os dias 18 a 20 de maio de 2012.
A proposta foi apresentada pelo UNACON Sindical, representado por Rudinei Marques e Filipe Leão, na conferência realizada neste sábado, 11, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Na ocasião, ambos os dirigentes foram eleitos Delegados para a Conferência Distrital, que ocorrerá nos dias 9 e 10 de março de 2012.
Após o evento, Rudinei Marques disse que “o sindicato vem estimulando a participação de Analistas e Técnicos de Finanças e Controle em todas as etapas da Conferência, como representantes da sociedade civil, pois conhecem muito bem as deficiências dos órgãos de controle interno, a incipiência do controle social, e os entraves na prevenção e no combate à corrupção no país, e têm muito a contribuir nesse debate”.
Roberto Kodama (Diretor Jurídico) e Estevam Henrique Barbosa (Presidente do Conselho de Delegados Sindicais) foram outros dirigentes nacionais eleitos nas etapas preparatórias, que agora disputam vagas na etapa nacional.