Na manhã desta sexta-feira, 4, a convite do Delegado Sindical/PR, Adalto Erdmann, o presidente do UNACON Sindical, Rudinei Marques, e o Diretor Filipe Leão estiveram reunidos com servidores locais, visando fomentar a mobilização nacional pelo reajuste do subsídio da categoria, prestar contas das atividades sindicais da nova gestão, informar o andamento das principais ações judicias e tratar de outros assuntos. Prestigiou o encontro a Chefe da CGU-Regional/PR, Sra. Alzira Ester Angeli.
Marques fez um retrospecto da campanha salarial, das articulações que ocorrem desde janeiro com entidades de classe das carreiras de Estado e do calendário de mobilização que vem sendo debatido e implementado. Disse que a tabela de subsídios proposta na mesa setorial busca o reconhecimento e a valorização da carreira de Finanças e Controle no âmbito do executivo federal. “Temos um pessoal altamente qualificado, responsável pela prevenção e combate à corrupção, pelo fomento da transparência da gestão pública, com reconhecimento internacional. Nossa carreira é encarregada da gestão dos recursos federais, da administração da dívida pública, das aplicações do Fundo Soberano e do Tesouro Direto. Isso requer um corpo funcional altamente especializado, e uma remuneração digna é o mínimo que esperamos”, arrematou o dirigente.
Para Filipe Leão, mais do que nunca é necessário uma atuação profissionalizada e competente da entidade de classe, pois o cenário é de restrição de direitos e ataque às garantias dos servidores, como aconteceu com o Funpresp e poderá ocorrer com outros projetos em tramitação no Congresso Nacional, como congelamento salarial e demissão por insuficiência de desempenho. Em resposta a questionamento sobre o concurso de remoção, o dirigente comentou todos os esforços empreendidos, sem êxito, junto à CGU, para que o Órgão implementasse um certame contemplando todos os interessados. “Mas a Administração preferiu ignorar nossos apelos e não nos deixou alternativas senão a busca de uma solução judicial”, lamentou o Diretor.
Adalto Erdmann, no encerramento, saudou mais uma vez os dirigentes pela excelente trabalho que vem sendo desenvolvido à frente do UNACON Sindical, afirmando que a presença dos dirigentes nos Estados é fundamental para conscientização e engajamento de todos na luta pela valorização da carreira e fortalecimento do Controle Interno Federal.