Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 15, na sede do UNACON Sindical, as entidades que compõem a União pela Valorização do Serviço Público, avaliaram como morosas e protelatórias as últimas reuniões realizadas com a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, e definiram novas ações em conjunto, para forçar o Governo Federal a apresentar propostas concretas nas mesas de negociação.
Houve avaliação positiva quanto às mobilizações realizadas nos dias 3 de maio, em São Paulo, e 9 de maio, em todo o país. Quanto à publicação da Medida Provisória nº 568/2012, foi avaliado que se refere a acordos firmados em exercícios anteriores com outras categorias, mas que a medida também tem o intuito de desmobilizar a articulação conjunta das carreiras de Estado.
Como deliberações, serão realizadas novas manifestações conjuntas, inclusive para avaliar o indicativo de greve a partir do dia 18 de junho. Até essa data, serão realizadas atividades pontuais para demonstrar a insatisfação com os rumos da negociação salarial, como o segundo Dia Nacional de Advertência, marcado para 30 de maio.