O segundo dia da I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL foi marcado por intensos debates nos quatro grupos de trabalho de cada um dos quatro eixos temáticos. A meta dos participantes foi a de priorizar, em cada grupo, 20 propostas. No total, foram eleitas 320 diretrizes, que agora seguem para a priorização eletrônica que escolherá 80 delas para comporem o relatório final do qual resultará o Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.
As propostas de fortalecimento dos órgãos de controle que vêm sendo defendidas pelo UNACON Sindical desde as etapas municipais subiram para a priorização final, graças à forte articulação com os Delegados da Sociedade Civil, especialmente aqueles eleitos pelo Distrito Federal. A extensão da Lei da Ficha Limpa e o Endurecimento das penas contra corrupção também estão entre as propostas defendidas pela entidade que seguem à priorização final.
O estande montado pelo UNACON Sindical está entre os mais visitados do evento. Posicionado em área estratégica, onde circulam todos os participantes, é o ponto de encontro dos servidores da carreira Finanças e Controle. Equipado com material impresso e vídeo institucional, o estande conta também com saboroso café expresso, tendo-se tornado parada obrigatória entre os participantes.