O 2º Dia Nacional de Advertência ao Governo Federal, por conta da morosidade das negociações salariais, foi marcado por forte adesão dos servidores das carreiras de Estado no RS, conforme relato do Delegado Sindical Carlos Renato Leite. Cerca de 120 servidores, majoritariamente ligados ao UNACON Sindical e ao SINDIFISCO, realizaram ato público em frente ao prédio do Ministério da Fazenda, onde CGU e SRFB estão sediadas na capital gaúcha. O evento contou com a cobertura de várias redes de comunicação, como RBS, TVE, BANDEIRANTES, CORREIO DO POVO, dentre outras.
Em Assembleia do UNACON Sindical realizada imediatamente após a realização do ato público, 96% dos presentes consideraram ser necessário intensificar a mobilização, com a realização de paralisações a partir de 18 de junho, caso a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento não apresente proposta na reunião marcada para o próximo dia 13. Em entrevista concedida à imprensa, Carlos Renato Leite disse que “não estamos solicitando reajuste salarial. O que queremos é que o governo trate com um pouco mais de seriedade a questão da reposição das perdas inflacionárias acumuladas desde 30/06/2008. Dependendo do índice que se utilize, as perdas variam entre 22% e 44%. Além disso, lembro que não temos dissídio coletivo”.
A próxima Assembleia Geral já está marcada para o dia 18 de junho para avaliar as negociações e deliberar sobre o indicativo de greve.