Na noite desta quinta-feira, 28, o UNACON Sindical e movimentos sociais, em articulação com a Auditoria Cidadã da Dívida, foram recebidos pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Carlos Ayres Britto, com o intuito de debaterem o endividamento público brasileiro, em especial a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF nº 59, quando propuseram a realização de Audiência Pública para fomentar o debate sobre o tema entre especialistas, sociedade e Poder Judiciário.
Inicialmente, Maria Lúcia Fatorelli, da Coordenação da Auditoria Cidadã, discorreu sobre a perversidade do “sistema da dívida”, que absorve anualmente a metade do orçamento da União, o que impede investimentos em saúde e educação, a erradicação da pobreza e de outras mazelas que fazem do Brasil o 84º país em atendimento aos direitos humanos e a 3ª pior distribuição de renda do planeta.
O presidente do UNACON Sindical, Rudinei Marques, citou as atribuições dos servidores representados pela entidade. O Ministro Ayres Britto demonstrou interesse na exposição, especialmente no contexto da realização da audiência pública, quando serão requisitados especialistas para tratar do tema, como é o caso dos servidores do Tesouro Nacional, responsáveis pela administração da dívida pública.
Dirigentes sindicais e advogados presentes aproveitaram a oportunidade para solicitar preferência em processos de idosos, que estão falecendo sem verem atendidas suas demandas judiciais. Ao final do encontro, que transcorreu das 20:45 às 21:30h desta quinta-feira, Ayres Britto sugeriu nova reunião em julho, para aprofundamento do tema e, possivelmente, marcação da audiência pública solicitada.