Em reunião, Governo diz mais do mesmo

Mais do mesmo. Este é o saldo da reunião realizada na tarde desta sexta-feira, 29 de junho, entre as 22 entidades das Carreiras de Estado e o Governo. Os dirigentes do grupo União das Entidades de Carreira de Estado foram atendidos por Walter Correia da Silva, Secretário Executivo (adjunto) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, acompanhado por Sérgio Mendonça e Marcela Tapajós, da Secretaria de Relações de Trabalho. A reunião foi agendada após a manifestação realizada na tarde de quinta, 28, em frente ao ministério.


Sem posição oficial sobre os reajustes para 2013, o Governo diz que buscará dar uma resposta até, no mínimo, 31 de Julho.

Para Filipe Leão, diretor de finanças do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical), essa posição não é a desejada. “Fazíamos ideia de que não poderíamos contar com uma posição de imediato. No entanto, a estratégia do Governo de apresentar uma proposta, no mínimo, no final de Julho aponta para um processo de tensionamento”, explica.

Segundo Leão, os servidores estão conscientes da responsabilidade e da importância de suas atividades para o Estado. E agora desejam reciprocidade do Governo. “A última negociação foi realizada no ano de 2008 e o governo repetiu o pedido de uma data limite. A diferença está no prazo. Antes do dia 2 de julho daquele ano, boa parte das negociações já haviam sido realizadas.”

Dessa vez, o mês de junho foi inteiro perdido e todas as categorias estão decididas a intensificar as mobilizações visando pressionar o governo para que este apresente sua proposta na mesa de negociação.