Dezenas de entidades representativas das carreiras de Estado reuniram cerca de 300 servidores nesta quarta-feira, 11, em frente à sede do Banco Central do Rio de Janeiro para protestar contra a protelação das negociações salariais. O UNACON Sindical esteve representado pelo presidente Rudinei Marques, o Delegado Sindical do RJ Carlos Gil, e cerca de 20 servidores da CGU-Regional/RJ.
O local transformou-se em palco de manifestações veementes contra a intransigência do governo Dilma Rousseff em atender às reivindicações decorrentes da campanha salarial em curso. O Ato Nacional aconteceu na parte da tarde, com a presença
de servidores e dirigentes do Sinal, SinTBacen, SindCVM, SindSusep, Assecor, UNACON Sindical, ADPF, ANER, dentre outros. A mobilização contou com a participação dos vereadores Eliomar Coelho (PSOL) e Sonia Rabello (PV). A palestra “O futuro da Previdência Pública – como funcionará o Funpresp” –, do ex-coordenador de Previdência e Saúde Ocupacional do Ministério do Planejamento (MPOG), Luiz Roberto Domingues, realizada na parte da manhã, contribuiu para a análise das reais intenções governistas, como a de dividir trabalhadores da ativa e os futuros aposentados.
O próximo ato público das carreiras de Estado ocorrerá em São Paulo, em frente ao Banco Central, no dia 19 de julho.