Analistas e técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) anunciaram hoje (2) que vão paralisar todas as atividades na próxima semana, nos dias 6 e 7 de agosto. A decisão foi anunciada após votação nacional, com 92% de aprovação da categoria.
A paralisação integra o calendário de protestos de analistas e técnicos pelo reajuste salarial da carreira Finanças e Controle, e será acompanhada de manifestações públicas nas sedes dos órgãos, em Brasília e nos estados, a partir das 9h, informou a regional do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical).
Atividades desenvolvidas pela CGU e pela STN, como Auditorias de Gestão de Entidades da administração pública federal e as do Programa Fiscalização de Municípios a partir de sorteios públicos, serão prejudicadas durante a paralisação. Segundo Estevam H. S. Barbosa, presidente regional do Unacon Sindical, estas são algumas das principais responsabilidades dos órgãos, “porque fiscalizam os recursos federais que estão nos municípios. Com a paralisações os servidores do Pará deixarão de ir, por exemplo, a Faro e Palestina do Para, onde fiscalizariam os programas federais”, explica o dirigente.
Rudinei Marques, presidente nacional do Unacon Sindical, esclarece que também serão prejudicadas todas as funções de responsabilidade da STN, como a gestão da dívida pública, emissão de títulos e transferências governamentais.
(DOL, com informações da assessoria)