Autor(es): ADRIANA CAITANO
Correio Braziliense – 24/08/2012
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), criticou ontem o que chamou de exagero de alguns grevistas em manifestações recentes por reajuste salarial e defendeu ações adotadas por Dilma Rousseff sobre o tema. As greves realizadas pelos servidores públicos brasileiros são legítimas, mas o que não podemos admitir são atitudes irresponsáveis que tragam prejuízo para o país, comentou. O governo está agindo certo ao negociar, mas também sendo duro na cobrança de responsabilidade e comportamento republicano dos servidores.
Maia elogiou o corte do ponto dos grevistas ordenado pela presidente Dilma, defendendo que o modelo, já em prática também na iniciativa privada, deveria ser seguido pelas esferas municipal e estadual. O trabalhador em greve rompeu com seu contrato, não é justo que receba pelo trabalho integral, argumentou. O presidente da Câmara ainda negou que o governo esteja agindo de forma radical. O governo está negociando, mas é óbvio que não podemos esperar que ele atenda todas as demandas, disse.
De acordo com Maia, os possíveis reajustes aos funcionários públicos serão aprovados na Câmara, desde que tenham o aval e a concordância do Planalto. No que não houver acordo, vamos ajudar para que se componha um entendimento, mas isso vai se dar na discussão do Orçamento, no fim do ano, e só vamos tratar aqui das questões aprovadas pelo governo, assegurou.