Unacon assina termo com o governo

O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) assinou termo de acordo com o Ministério do Planejamento nesta sexta-feira, 31 de agosto. A primeira parcela do reajuste terá efeitos financeiros em janeiro de 2013. Na ocasião, ficou acertado com a Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) que outras questões estruturantes da carreira serão tratadas no mês de setembro. Rudinei Marques, Júlio Possas e Filipe Leão, presidente e diretores do Unacon Sindical, respectivamente, representaram a carreira de Finanças e Controle na reunião.

Marques avalia que a campanha se encerra com avanços. “Depois de oito meses de luta, conseguimos o possível, dentro da conjuntura bastante adversa que enfrentamos. O Sindicato sai bastante fortalecido deste processo, o que é fundamental para novas conquistas”.

Filipe Leão, diretor do Sindicato esclarece que não é porque a campanha acabou que o sindicato vai parar. “Tivemos conquistas modestas, porém efetivas. Agora, partiremos para outras frentes de batalha, como a luta pela alteração na nomenclatura dos cargos, a exigência de nível superior para ingresso no cargo de técnico de Finanças e Controle, a construção de um processo de remoção mais abrangente, dentre outras”, afirma.

O prazo para resposta final encerrou às 10h de quarta, 29. O governo foi irredutível e algumas entidades que quiseram voltar atrás na decisão, depois desta data, não conseguiram. O que deixou muitos segmentos com reajuste zero.

A SRT irá receber os dirigentes a partir da segunda quinzena de setembro, para acertar temas que não foram contemplados nos termos dos acordos firmados com os sindicatos.

Grupo União

Dos cinco segmentos que compunham inicialmente a União das Carreiras de Estado (UCE), a maioria fechou acordo: Delegados e Peritos da Polícia Federal; Advogados, Procuradores e Defensores Federais; e Ciclo de Gestão. O Núcleo Financeiro (Banco Central, CVM e Susep) e o Grupo Fisco (Receita e Trabalho) foram os únicos a ficarem de fora.

 

Clique aqui para abrir a tabela de remuneração do CICLO DE GESTÃO