Sindicato vai reembolsar servidores do Tesouro

Inicialmente, os dirigentes sindicais informaram que o Tesouro Nacional foi um dos únicos órgãos federais a implementar os descontos, mesmo depois de assinado o termo de acordo entre Sindicato e Ministério do Planejamento. Para o presidente Rudinei Marques, o fato representa uma falta de habilidade da administração de pessoal da STN, pois, com um pouco de boa vontade, tudo estaria resolvido, sem transtornos desnecessários aos servidores. “Adotamos os mesmos procedimentos aqui na STN e lá na CGU. No Controle, foi privilegiado o bom senso, pois seria um desperdício de dinheiro público empregar o tempo escasso dos servidores da Casa com lançamentos que seriam estornados no mês seguinte. Já no Tesouro, foi um jogo de empurra, e ninguém quis assumir essa responsabilidade, o que acabou prejudicando os servidores”, observou.

Analistas e Técnicos de Finanças e Controle presentes à reunião demonstraram indignação com a postura extremamente “legalista” da STN. “Mais uma vez, o Tesouro demonstra descaso para com seus próprios servidores. Os descontos de 2008, até agora, não foram devolvidos, mesmo havendo decisão judicial favorável. De nada adianta incensar a instituição ‘Tesouro Nacional’, se os servidores da Casa não são valorizados e respeitados à altura de sua qualificação”, reclamaram. Foi aprovada, então, a devolução, a partir dos recursos do Fundo de Greve constituído pelo Comando Nacional de Mobilização.

Em termos operacionais, os servidores prejudicados deverão apresentar cópia do contracheque de setembro (não será admitida prévia) e informar seus dados bancários para depósito. Deverão, ainda, assinar termo padrão produzido pelo sindicato e emitir cheque nominal no valor recebido, que será depositado apenas quando e se a União devolver os valores descontados. Para facilitar o procedimento, na próxima quinta-feira, 4 de outubro, a partir das 10h, o UNACON Sindical estará presente no hall do anexo do Ministério da Fazenda.