Plenária aprova 38 diretrizes nesta quarta

Em quase três horas e 30 minutos de discussão, os membros natos, delegados congressuais e observadores aprovaram 38, das 40 diretrizes apresentadas na plenária desta quarta-feira, 7 de novembro. O Unacon Sindical irá sistematizas as propostas em um documento único, para implementação futura.

A última tarde de palestras do II Congresso da Carreira de Finanças e Controle (II Conacon) teve início com a apresentação de um vídeo com um resumo das atividades do Sindicato. Em seguida, foram discutidas e votadas as 40 diretrizes definidas pelos membros natos, delegados congressuais e observadores nos Grupos de Trabalho. As propostas debatidas estavam situadas em três eixos: o desenvolvimento institucional da Controladoria-Geral da União (CGU) /Secretaria do Tesouro Nacional (STN); o fortalecimento e a modernização da carreira de finanças; e controle e a política e organização sindical.

Na composição da mesa estavam os membros da diretoria executiva do Sindicato, Rudinei Marques, Filipe Leão, Roberto Kodama e Daniel Xavier Lara, presidente e diretores, respectivamente. “Essa plenária é importante porque ajudará a construir diretrizes que vão nortear a organização e o diálogo. Com pequenas concessões, nós chegaremos a algo que vai comprometer a todos que têm interesse em conferir força e destaque a essa carreira”, ressalta Marques.

Os 84 delegados presentes destacaram 13 diretrizes para que fossem esclarecidas dúvidas pertinentes aos assuntos tratados. Entre os temas debatidos estavam a qualidade de trabalho versus o tempo de execução; a implantação de uma jornada de trabalho com horário e local flexível; a criação de uma área especializada em auditoria de obras; a limitação da permanência de 4 anos para os ocupantes de função de Direção e Assessoramento Superior (DAS) até o nível 5; o estabelecimento de um patamar remuneratório compatível com as atividades atuais dos Técnicos de Finanças e Controle (TFC); e a necessidade de auditoria da dívida pública assim como de divulgação e transparência dos pagamentos relacionados à mesma.

Até o início da próxima semana a diretoria irá publicar as diretrizes aprovadas, no grupo de discussão virtual da carreira.

O II Conacon encerra as atividades nesta tarde, após a palestra do escritor e Frade Dominicano, Frei Betto. Acompanhe a página da entidade no Facebook e fique por dentro das atualizações do evento. www.facebook.com/UnaconOficial

Texto: Luiza Vaz

Fotos: Cristiano Costa

 

Leia também

Sérgio Mendonça discute Convenção 151 da OIT

Congresso surpreende servidores

Palestrantes disponibilizam material

Manhã de palestras encerra com o tema transparência

Membros do Tesouro falam sobre avaliação de custos

Primeiro dia ficou marcado pela intensidade dos trabalhos

Carreira dá início aos debates nos Grupos de Trabalho

Tarde de palestras traz o tema Carreiras e Gestão Pública

Abertura do evento conta com a presença de autoridades federais