Mais força no combate à corrupção. Nesta terça-feira, 20 de novembro, mais 250 Analistas de Finanças e Controle assumem, oficialmente, o cargo. A posse está sendo realizada no auditório da Controladoria-Geral da União (CGU), durante todo o dia. A Diretoria Executiva do Unacon Sindical recebe os novos servidores com um coffee break de boas vindas.
O ambiente é de alegria e descontração. Almeida Júnior passou para a área de Tecnologia de Informação (TI) e está bem satisfeito com o resultado. “Na época que me inscrevi para o concurso, estava fazendo mestrado na área de TI. O que foi ótimo, porque eu me preparava para a prova enquanto me dedicava ao trabalho acadêmico”, diz. Antes de assumir o cargo, Júnior já tinha sido Militar, Oficial de Marinha, e concursado pela Petrobrás e pelo Banco do Brasil.
Yuri Morais também tem um histórico de concursos e muito estudo. Ele era lotado na Controladoria do estado de Pernambuco. “Me dediquei por quatro meses para a prova de analista da CGU, mas já tinha bagagem de estudos anteriores. Estou há quatro anos estudando para concurso”, revela.
Apesar de apresentarem vasta experiência em seleções públicas, os novos servidores são bem jovens. Davi da Silva de Araújo, de 23 anos, é um exemplo. “Aos 18 anos comprei uma apostila para o concurso de Assistente em Chancelaria do Itamaraty, incentivado pelo meu irmão. Na época era estagiário. A remuneração inicial do cargo era o triplo da bolsa-auxílio que recebia. Depois passei para o Banco Central e hoje assumo, aos 23 anos, o cargo de Analista da CGU”, conta.
Rudinei Marques e Filipe Leão, presidente e diretor do Unacon Sindical, respectivamente, ainda estão no auditório da CGU cumprimentando os novos colegas e falando um pouco sobre as atividades da entidade.