Diretoria realiza última reunião do ano

Trabalho qualificado. Essa foi a avaliação geral do primeiro ano de gestão, feita pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) na última reunião do ano. Realizada na tarde desta quinta-feira, 13 de dezembro, na sede do Unacon Sindical, o encontro teve como objetivo fazer um balanço das atividades de 2012. Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Daniel Lara, Filipe Leão, Júlio Possas e Roberto Kodama, presidente, vice, secretário executivo e diretores, respectivamente, estiveram presentes.

O presidente enalteceu a atuação de todos os dirigentes ao longo do período. “Quero deixar registrado o meu agradecimento pelo empenho e dedicação desta Diretoria. O engajamento de todos foi fundamental para as conquistas obtidas. A intensidade que imprimimos na Campanha Salarial, o excelente Congresso que realizamos, o reconhecimento da própria categoria e de outros movimentos sociais em relação à qualidade de nossa atuação demonstram que cumprimos nosso dever”, destaca.

 

A sintonia entre os membros da DEN é, para Márcia Uchôa, o diferencial dessa gestão. “O clima dentro do Sindicato foi transformado pelo dinamismo e harmonia nas ações dos membros da Diretoria, sendo percebido, inclusive, pelos funcionários da Casa”, ressalta.

 

Daniel Lara considera que o desafio está apenas o começo. “Temos vitórias para comemorar, mas sabemos que ainda há muita coisa a ser feita. Por exemplo, seguir com o projeto Unacon Itinerante, privilegiando os estados que ainda não foram visitados. Sem falar em pleitos como remoção, nomenclatura e reestruturação, para citar apenas alguns”, alerta. O Unacon Itinerante é um projeto que tem como objetivo aproximar o Sindicato das realidades regionais da carreira.

 

PROFISSIONALIZAÇÃO – Possas e Leão destacaram a importância de qualificar ainda mais a atuação sindical. “Parece óbvio, mas profissionalismo é fundamental para reforçarmos a identificação da carreira de Finanças e Controle com o nosso trabalho”, reconhecem. “Neste ano de 2012, foram dados passos fundamentais nessa direção, mas nosso objetivo é a excelência”, complementam.

 

ATUAÇÃO PARLAMENTAR – Roberto Kodama, encerrando as avaliações, fez um balanço da atuação jurídica do Sindicato. Além de destacar as ações coletivas e individuais, assim como a atuação parlamentar, o diretor lembrou a aprovação do Projeto de Lei do Senado Federal (PLS 168/2011). A matéria em questão considera, para todos os efeitos legais, que são deficientes todas as pessoas portadoras de transtorno do espectro autista, inclusive com repercussões nos concursos públicos. “É com muita felicidade que encerramos o ano com essa novidade. A partir dessa aprovação, todo e qualquer servidor que tiver cônjuge, filho ou dependentes com autismo, não vai mais precisar compensar horas de trabalho em virtude de ausências para prestar-lhes assistência”, comemora. O projeto já está na Casa Civil, aguardando sanção presidencial.