Sob a liderança de Leonardo Larrosa e Andréa Velozo Aguiar, a comissão de aprovados do último concurso da Controladoria-Geral da União (CGU) se reuniu na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro, no Gabinete do Senador Gim Argello (PTB/DF). O encontro teve como objetivo pedir apoio parlamentar para a nomeação do total de excedentes às vagas originalmente oferecidas. Rudinei Marques e Márcia Uchôa, presidente e vice do Unacon Sindical, respectivamente, acompanharam o encontro.
Rômulo Barbosa, chefe de gabinete do senador, recebeu o Sindicato e mais de 20 aprovados. Segundo ele, Argello já havia entrado em contato com a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Miriam Belchior, solicitando informações detalhadas sobre a situação do pedido da CGU para nomeação dos aprovados. “O senador tem atuado com firmeza nesses casos, por conhecer as carências de pessoal dos Órgãos Federais e, também, por considerar uma reivindicação legítima”, afirma.
Segundo Marques, a falta de pessoal poderá inviabilizar o trabalho do Controle Interno do país. “Realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da Administração direta e indireta, conforme determinada o art. 70 da Constituição Federal, é quase impossível, com menos de 2 mil servidores”, explica.
Em nome do senador, o chefe de gabinete encerrou o encontro com o compromisso de repassar diretamente para o Unacon Sindical e a comissão de aprovados, informações sobre o andamento da demanda junto ao MPOG.
ARTICULAÇÃO
Com o objetivo de fortalecer as ações do grupo, a Diretoria Executiva irá se reunir com os candidatos aprovados, na sede do Unacon Sindical, na próxima semana com data e horário a confirmar.