O esforço pela convocação de todos os aprovados no último concurso para Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) não para. Na manhã desta quarta-feira, 27 de fevereiro, a Comissão de Excedentes buscou apoio no gabinete do deputado federal Afonso Florence (PT/BA). Rudinei Marques e Filipe Leão, presidente e diretor do Unacon Sindical, respectivamente, acompanharam o encontro.
“A necessidade de pessoal na CGU é inadiável”, explica Leonardo Larrossa, representante do grupo, ao apresentar documento com o quadro demonstrativo de pessoal do Órgão de Controle comprovando a carência em números. O deputado ficou de encaminhar a demanda para a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) Miriam Belchior. Florence informou que já tem agenda marcada com a Ministra nos próximos dias. Leonardo Larrossa, Andrea Veloso, Letícia Capobianco Ribeiro e Augusto César de Souza representaram a comissão de excedentes no encontro.
ARTICULAÇÃO
Além de tratar sobre a convocação dos excedentes, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) ainda pediu atenção especial para dois Projetos de Lei em tramitação na Casa. O PL 6.826/2010, que reza sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública e o PL 1.202/2007, que disciplina a atividade de “lobby” e a atuação de grupos de pressão ou de interesse, no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.
A atuação de Florence como relator do Projeto de Decreto Legislativo que acaba com os 14º e 15º salários de parlamentares foi parabenizada por Leão. “É uma medida moralizadora, certamente aguardada com expectativa pela sociedade, que já não admite mais distorções dessa natureza”, diz. O PDC 569/2012 poderá ser votado ainda nesta quarta, 27, em caráter de urgência. O projeto tem apoio de todos os líderes partidários, do governo e da oposição.