Dirigentes deliberam realização de mobilização no segundo semestre. Encaminhamento foi proposto pelo presidente do Unacon Sindical, na manhã desta quinta-feira, 2 de maio, durante a reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), em João Pessoa (PB). O “Dia Nacional de Luta pela Reestruturação” irá enfatizar a necessidade de concurso público para o cargo de Técnico de Finanças e Controle (TFC) como uma das prioridades. Nível superior, atribuições e nomenclatura também serão cobrados. Fábio Araújo, chefe da Controladoria-Geral da União no estado da Paraíba participou da abertura do encontro.
Delegados e representantes sindicais cobraram mais atenção para o cargo de TFC, ainda durante a apresentação do relatório de atividades de 2012. A preocupação destacada pelos participantes é quanto à extinção do cargo. Rudinei Marques, presidente do Sindicato, lembra que a pauta é levada a todas as reuniões que a Diretoria Executiva Nacional (DEN) participa. “Sempre insistimos neste ponto. O caso já foi levado ao secretário-executivo da CGU e ao Planejamento”, diz Marques. Alex Gomes, delegado sindical pelo Amazonas e Estevam Barbosa, presidente do CDS acompanharam dois desses encontros mencionados.
De acordo com o TFC Daniel Lara, Secretário Geral do Unacon Sindical, dois pontos devem ser trabalhados: a volta da abertura de concurso público para TFC em 2014 e a redefinição de atribuição dos cargos. “Toda e qualquer deliberação deve estar alinhada nesses dois tópicos”, ressalta Lara, com aclamação dos participantes.
Como encaminhamento, Marques propõe a realização do “Dia Nacional de Luta pela Reestruturação”. A mobilização, com data a definir, irá apresentar um conjunto de prioridades da carreira com ênfase na necessidade de concurso público para TFC. Nível superior para TFC, atribuições e nomenclatura também irão integrar o conjunto de reivindicações que serão levadas à Administração das duas Casas. “Quando apresentamos a situação do cargo que, segundo projeções, terá menos de 100 servidores em cinco anos, todos ficam assustados”, diz Marques.
Arivaldo Sampaio, delegado sindical pelo Distrito Federal destaca a importância da definição das atribuições, assim como a questão do nível superior para TFC. “O caminho inverso foi feito na Receita Federal, sem sucesso. Para fixar o nível superior de ingresso, temos que, primeiro, redefinir as atribuições”, lembra.
Relatório de atividades
A avaliação da Campanha Salarial de 2012 foi outra marca do início da reunião CDS. Para Rudinei Marques, a entidade tomou a decisão correta ao assinar o acordo proposto, ainda em 2012. Segundo ele, a decisão possibilitou que, ainda no mês de setembro, fosse possível a dedicação da diretoria a outras frentes de ação.
“Ganhamos tempo para reforçar a atuação parlamentar e a articulação intersindical. Fruto desse trabalho, registramos duas audiências públicas na Câmara Federal agendadas para o mês de maio. O retorno a esse trabalho político também nos ajudou a conquistar assento em importantes entidades relacionadas à carreira”, avalia Marques.
Foram apresentados, ainda, o vídeo institucional com o resumo das atividades de 2012, e os spots que integram campanha de mídia que será veiculada nos meses de maio e junho. A estreia será no dia 7, na CBN.
O primeiro dia contou com a presença de todos os 49 participantes inscritos, entre delegados, representantes e observadores. A reunião prossegue até o dia 3 de maio.
De hora em hora
Detalhes da reunião podem ser acompanhados, em tempo real, pela página do Sindicato no facebook. Acesse http://www.facebook.com/UnaconOficial e curta.
Leia também