O Unacon Sindical está entre os apoiadores da campanha “Imposto Justo”, lançada pelo Sindifisco Nacional, no dia 21 de maio. O projeto de iniciativa popular tem como objetivo reduzir gradativamente uma defasagem de aproximadamente 52% na tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), ante o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado desde 1996. A ideia é corrigir o IR entre 2015 e 2024 em 5%, mais o rendimento médio do trabalhador, conforme a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada em 2012 pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Depois de 2024, os 5% saem desse cálculo.
“Queremos que a correção da tabela do imposto de renda acompanhe a evolução da renda anual dos trabalhadores mais a inflação, corrigindo assim distorções que, no final das contas, só beneficiam quem ganha mais”, explica a cartilha da campanha (anexo abaixo).
ASSINE
Está disponível no hot site da Campanha (sindifisconacional.org.br) o campo para assinar e aderir à campanha. Para validar o projeto, a Constituição exige como procedimento a adesão mínima de 1% da população eleitoral nacional, mediante assinaturas, distribuídos por pelo menos 5 unidades federativas e no mínimo 0,3% dos eleitores em cada uma dessas unidades.
com informações, Sindifisco Nacional
{jd_file file==394}