Bola no pé. Márcia Uchôa, vice-presidente do Unacon Sindical participou do ato simbólico promovido pela ONG Rio de Paz, representando o luto pela atuação do parlamento brasileiro. Na manhã desta quarta-feira, 26 de junho, 594 bolas foram posicionadas no gramado em frente ao Congresso Nacional. O mesmo número de parlamentares da Câmara e do Senado Federal. A dirigente vestiu camisa em defesa da PEC 555/2006 e deu seu chute de protesto. A proposta pede a extinção da cobrança previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados e pensionistas.
“Já perdemos as contas de quantas visitas a parlamentares foram feitas e de quantos ofícios foram entregues no Congresso, só em favor da PEC 555/2006. Isso porque, até então, os parlamentares se pautavam por uma agenda distante dos brasileiros. Mas agora quem dita a pauta é a sociedade”, reconhece Uchôa, em relação aos resultados da onda de protestos que ocorrem em todo o país. A pressão de mais de um milhão e meio de brasileiros nas ruas reduziu as tarifas de transporte público em mais de dez capitais e derrubou a PEC 37/2011, que, entre outros temas, restringe o poder de investigação às polícias civil e federal.
Aposentada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Uchôa defendeu a bandeira em nome dos aposentados e pensionistas da carreira de Finanças e Controle. Recentemente a dirigente levantou a cobrança pela aprovação urgente da proposta por meio de matéria publicada no site da entidade no dia 17, data que se comemora o dia do servidor público aposentado (relembre aqui).
Uchôa registrou os melhores momentos do ato e até encontrou uma lápide simbolizando a morte da corrupção. O Senado Federal votou e aprovou no mesmo dia da manifestação o PLS 204/2011 que inclui a corrupção ativa e passiva no rol de crimes hediondos (saiba mais). Acesse as fotos na galeria de imagens no site do Sindicato ou na página do facebook. Acesse: http://facebook.com/unaconoficial