Unacon defende direito de licença capacitação

Na tarde desta quinta-feira, 31 de outubro, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical reclamou, por meio do ofício nº 386/2013, o direito de licença capacitação no exterior dos servidores da Controladoria-Geral da União (CGU). Somente no mês de outubro, 12 processos de servidores retornaram aos chefes imediatos. A entidade cobra o deferimento imediato dos pleitos e uma reunião para tratar do tema.

Para Leão, o órgão está indo na contramão do compromisso pela promoção e o estímulo da educação permanente para a carreira de Finanças e Controle (leia mais aqui e aqui). “Higino (Secretário Executivo da CGU) foi pragmático quanto à importância de investimento na capacitação dos servidores. Na nossa leitura, é inadmissível que os chefes imediatos tenham que julgar, por mais de uma vez, a necessidade de língua estrangeira no ambiente de trabalho”.

“Em todos os editais de concurso da CGU exige-se língua estrangeira, independente de área de atuação ou unidade de lotação do servidor. Portanto, o aprimoramento deste conhecimento requer contínua capacitação e uma política de educação permanente do órgão”, reza o trecho do ofício, em justificativa ao pedido da entidade. O documento ainda destaca que os requerimentos dos servidores foram protocolados obedecendo as normas vigentes, inclusive com respeito aos 60 dias de antecedência de início da licença. Veja, abaixo, a íntegra do ofício.

 {jd_file file==418}