A União das Carreiras de Estado (UCE) retoma articulação conjunta. Na tarde desta quarta-feira, 12 de fevereiro, representantes das entidades que integram o grupo discutiram a pauta reivindicatória de 2014. A prioridade é a melhoria dos serviços prestados para a sociedade, pois há consenso quanto às deficiências decorrentes da carência de pessoal e da falta de investimentos em vários órgãos. O encontro foi realizado na sede do Unacon Sindical. Rudinei Marques, Filipe Leão e Júlio Possas representaram a DEN no encontro. Marques coordenou a reunião que contou com a presença de 11, das 21 entidades que integraram originalmente o grupo.
O primeiro contato teve como objetivo reafirmar a aliança, definir a pauta prioritária e o cronograma de ações conjuntas. “A conjuntura exige uma postura afirmativa das entidades de classe. Ainda que tenhamos um ano legislativo mais curto, devido a eventos de grande apelo popular, temos que mostrar à sociedade que as carreiras de Estado têm muito a contribuir para o aprimoramento da gestão governamental e a prestação de serviços públicos de qualidade”, diz Marques. A meta do grupo é intensificar a mobilização ainda no primeiro semestre, considerando o processo eleitoral e os jogos da Copa do Mundo.
Além da pauta estrutural, os representantes também estudam uma pauta salarial. “Ainda precisamos entrar em consenso, mas devemos, no mínimo, recompor as perdas inflacionárias, que os acordos firmados em 2012 não cobriram”, comenta Leão.
Hélio Roberto dos Santos, que representou o Sindifisco Nacional, demonstrou consonância com as diretrizes propostas, cobrando celeridade na articulação do grupo e na implementação de ações conjuntas. “Precisamos começar imediatamente”, alertou.
Por se tratar de uma primeira reunião, o grupo considerou oportuno uma nova reunião na próxima semana para referendar os encaminhamentos propostos. “Precisamos manter a representatividade da UCE e a unidade do grupo. Foi isto que definiu o relativo sucesso da campanha salarial de 2012”, afirma Alexey Van Der Broocke, presidente do Sinditamaraty.
ENCAMINHAMENTO
As entidades realizarão nova reunião, no dia 19 de fevereiro, na sede do Unacon Sindical, com vistas a definir a pauta prioritária e o cronograma de ações conjuntas. Até lá, as diretorias das entidades discutirão internamente e com as respectivas bases as propostas já apresentadas.
UCE
Criada em 2012, a União das Carreiras de Estado (UCE) foi formada por 21 entidades da Advocacia e Defensoria Públicas Federais, Auditoria do Fisco e do Trabalho, Delegados e Peritos da Polícia Federal, e do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro. O grupo mobilizou a imprensa e foi decisivo na negociação do segmento na Campanha Salarial de 2012.