A visita realizada ao gabinete do deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA), marca o retorno da articulação da Comissão de Aprovados no último concurso para Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (AFC/CGU/2012). O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, 29 de abril. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, acompanhou o grupo. “Eles voltaram com força total”, afirma. Com ajuda do Sindicato, 52 dos excedentes foram nomeados no dia 9 de abril (leia mais aqui). Agora o empenho é pela convocação de todos os 303 que ainda faltam.
Andréa Veloso assume a liderança da Comissão. “O grupo ficou muito animado com a Nota Técnica (nº 619/2014/CGRH/DGI/CGU/PR) que detalha a dramática situação do quadro de pessoal do órgão de controle”, explica. Assim como a Nota Técnica, a CGU encaminhou os ofícios nº 147 e nº 148 solicitando a convocação dos aprovados para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e para a Casa Civil, respectivamente.
Amaury já tinha feito indicação (INC 5872/2014) pela nomeação dos aprovados, no dia 11 de março (relembre aqui). “Essa situação põe em risco os programas de governo na área do fortalecimento de gestão e no combate à corrupção”, lembrou Marques que entregou o material de divulgação do grupo com os dados atualizados. Atualmente, dos 5 mil cargos aprovados pelo Decreto n º 4.321/2002, apenas 2.348 estão ocupados. Menos de 50% do efetivo previsto.
O encontro com o deputado Amaury foi definido na última reunião da Comissão de Aprovados, realizada na sede do Sindicato no dia 25. Novas estratégias de mídia, programação de audiências com parlamentares e a mobilização na Câmara dos Deputados, no dia 28 de maio também entraram na pauta. A manifestação será realizada durante audiência pública na Comissão de Legislação Participativa (CLP), agendada para debater os rumos do controle interno federal (saiba mais aqui).