Mais apoio para a Comissão de Aprovados no último Concurso para Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (AFC/CGU/2012). Ciente da carência de pessoal do órgão, o deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP) confirmou apoio ao grupo na manhã desta quarta- feira, 7 de maio. Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização (CMO) da Câmara dos Deputados, Devanir se comprometeu a conversar pessoalmente com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior para pedir a convocação de todos os excedentes. Rudinei Marques e Filipe Leão, presidente e diretor do Sindicato, respectivamente, acompanharam os representantes da Comissão no encontro. Andrea Veloso falou em nome do grupo.
Para o parlamentar, o controle interno precisa ser fortalecido. “Temos que combater a corrupção, e para isso o fortalecimento da Controladoria é fundamental. Além de recuperar os recursos desviados, o órgão tem o papel de moralizar”, afirma.
Andrea lembrou que a convocação trata-se de uma reposição de cargos, e não da abertura de novos. “É só uma reposição de cargos. Essa convocação não vai onerar os cofres públicos”, enfatiza.
INDICAÇÃO
Na tarde do mesmo dia, Leão se encontrou com o deputado Francisco Praciano (PT-AM). Na pauta, a urgência da recomposição do quadro de pessoal da CGU. Atualmente, menos da metade dos cargos previstos pelo Decreto nº 4.321/2002 estão ocupados. Faltam 2.652 servidores.
Imediatamente após a reunião, Praciano protocolou a INC 6162/2014. A indicação cobra a adoção das medidas necessárias para garantir a convocação dos aprovados remanescentes do concurso AFC/CGU/2012.
ARTICULAÇÃO
Sempre com o apoio da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindicato, a Comissão de Aprovados retomou, com força, a articulação parlamentar (relembre aqui e aqui). Atualmente o grupo trabalha com calendário de visitas para as próximas semanas.
Além de Praciano e Devanir, outros parlamentares como Roberto Policarpo (PT-DF), Amauri Teixeira (PT-BA), Erika Kokay (PT-DF) e Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) já aderiram a causa.