Crivella chama de ‘equivocados’ técnicos da CGU
Controladoria-Geral da União apontou desperdício de dinheiro público no Ministério da Pesca quando candidato ao governo do Rio comandava pasta
Fonte: Veja
O senador Marcelo Crivella (PRB), candidato ao governo do Rio de Janeiro, afirmou nesta quinta-feira que os técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU) estavam “equivocados” quando apontaram “desperdício de dinheiro público” e “falta de planejamento” no Ministério da Pesca em 2012. Naquele ano, ele assumiu a pasta, onde ficou até abril de 2014. “A CGU não me deu oportunidade de mostrar a eles que estão completamente equivocados”, afirmou em entrevista ao RJTV, telejornal da Globo.
O candidato alegou que apenas corrigiu “erros passados” e não admitiu que cometeu nenhuma irregularidade. Ele afirmou, no ministério, economizou “400.000 salários mínimos no seguro defeso.”
Crivella também minimizou o fato de metade da bancada da Câmara dos Deputados do PRB responder a processo no Supremo Tribunal Federal. “Hoje na vida pública pessoas são acusadas de tudo. Tem que ver depois do processo, transitado em julgado. Sou ficha limpa. Não tenho nenhuma acusação”, declarou.
RJTV entrevista o candidato ao governo do RJ Marcelo Crivella
Ele falou sobre passagem pelo Ministério da Pesca e ética no Congresso.Crivella foi o último candidato a ser entrevistado, segundo sorteio
Fonte: G1
O candidato ao governo do Rio Marcelo Crivella (PRB) foi o quarto e último entrevistado pelo RJTV 2ª edição, na série de conversas com os quatro principais candidatos ao governo do Estado do Rio. O senador falou sobre seu desempenho no Ministério da Pesca, sobre doações de campanha e ética no Congresso. (Assista acima à íntegra da entrevista).
Confrontado sobre a Controladoria Geral da União (CGU) ter feito uma auditoria em 2012 no Ministerio da Pesca – enquanto a pasta estava sob meu comando – e ter concluído que houve desperdício de dinheiro público, o candidato afirmou que os números da CGU são controversos:
“A Controladoria não me deixou provar que eles estão equivocados. A gente conseguiu quase dobrar a produção, economizamos 400 mil salários mínimos, e esses são números do Ministério do Trabalho”.
Crivella foi questionado sobre ter recebido doações no valor de R$ 910 mil de empresas de Engenharia em suas últimas campanhas, apesar de ter declarado que não aceitaria doações de empresas por considerar que isso não seria ético.
“Eu disse que não podemos aceitar doações de empresas permissionárias. Por exemplo, o governo do estado, que recebe dinheiro de impostos e vemos aí um caos na saúde, na segurança. Esse tipo de doação que não é ético”, explicou.
O candidato ainda respondeu sobre o fato de seu partido, o PRB, ter 50% da bancada sob investigação, dentre elas, falsidade ideológica e crime por falsificação de documentos: “Hoje as pessoas são acusadas de tudo. Eu sou ficha limpa, não tenho nenhuma acusação. Nada tramita contra mim na Justiça Federal”.
Na segunda-feira (18), o entrevistado foi o candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB), na terça-feira (19), foi a vez de Lindberg Farias (PT) e na quarta-feira, foi a vez de AnthonyGarotinho (PR). A ordem das entrevistas foi decidida por sorteio com a presença dos representantes dos partidos. O G1 transmitiu as entrevistas ao vivo.
PF faz buscas da Operação Lava Jato no Rio
Na sexta fase da investigação sobre lavagem de dinheiro, policiais cumprem mandados de busca em empresas ligadas a ex-diretor da Petrobrás
Fonte: O Estado de São Paulo
A Polícia Federal cumpre nesta sexta-feira, 22, 11 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de condução coercitiva, no âmbito da Operação Lava Jato, em sua sexta fase de diligências ostensivas. Todos os mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro. Os mandados envolvem pessoas de empresas ligadas ao ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal.
As medidas foram requeridas ao juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) pelos integrantes da Força Tarefa do Ministério Público Federal, em trabalho conjunto com a Polícia Federal, e abrange o núcleo de empresas vinculadas a Paulo Roberto Costa e seus familiares. A condução coercitiva é de um sócio do genro de Paulo Roberto, apurou o Estado.
A operação Lava Jato desarticulou uma quadrilha comandada por doleiros, entre eles Alberto Youssef, e o ex-diretor da Petrobrás – ambos presos durante a operação. O esquema é acusado de realizar lavagem de dinheiro e corromper serviços públicos, entre outros problemas. Os mandados que estão sendo cumpridos hoje são para apurar suspeitas de envolvimento do grupo criminoso com contratos da Petrobrás.
Dilma cobra gestão FHC na Petrobrás e defende Graça
Presidente afirma que afundamento de plataforma e troca de ativos sob suspeita nunca forma investigados com ‘denodo’
Fonte: O Estado de São Paulo
A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, atacou a gestão da Petrobrás durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, que exerceu a Presidência de 1995 a 2002 e é cabo eleitoral do nome tucano ao Planalto, Aécio Neves (PSDB). Aproveitou para defender a atual presidente da estatal, Graça Foster, após a revelação de que ela transferiu imóveis para os filhos em meio à crise envolvendo a refinaria de Pasadena.
“Eu me pergunto por que ninguém investigou com tanto denodo o afundamento da maior plataforma de petróleo, que custava US$ 1,5 bilhão a preços atuais”, afirmou Dilma em referência à P-36, que naufragou em 2001. “Por que, apesar de estar em ação popular, ninguém investiga a troca de ativos feita com a Repsol?”, questionou, referindo-se, nesse segundo caso, a uma operação feita pela estatal quando José Jorge era ministro de Minas e Energia do governo FHC e comandava o Conselho de Administração da
Petrobrás. Uma ação ainda em tramitação aponta prejuízo bilionário para a Petrobrás nessa troca de ativos. Hoje, José Jorge é ministro do Tribunal de Contas da União e relata o processo que apura prejuízos causados pela compra da refinaria de Pasadena, negócio fechado quando Dilma era ministra da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva e presidente do Conselho de Administração da Petrobrás.
A petista deu as declarações em entrevista coletiva na cidade pernambucana de Floresta. Ela estava no local para cumprir uma agenda dupla: presenciar a execução de obras da transposição das águas do rio São Francisco e gravar vídeo para seu programa eleitoral. Dilma também visitou obras da transposição em Cabrobó. Durante toda a agenda, exceto na entrevista coletiva, ela esteve acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na entrevista, ela foi questionada ainda sobre notícias de que a presidente da Petrobrás passou seus bens para o nome dos filhos. Graça deve ser incluída pelo TCU na apuração sobre o prejuízo causado pela compra da refinaria de Pasadena e pode ter seu patrimônio declarado indisponível. “A presidente Graça Foster respondeu perfeitamente sobre a questão de seus bens em uma nota oficial”, disse Dilma. “Eu repudio completamente a tentativa de fazer com que a Graça Foster se torne uma pessoa que não possa exercer a presidência da Petrobrás.”
TCU vai investigar se houve ‘dissimulação de patrimônio’ de Graça e Cerveró
Auditores pedirão certidões aos cartórios; oposição pede anulação de doações e demissão da presidente da Petrobras
Autores: Vinicius Sassine, André De Souza e Isabel Braga
Fonte: O Globo
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, determinou nesta quinta-feira que os auditores responsáveis pelo processo sobre a refinaria de Pasadena solicitem aos cartórios do Rio os registros das doações de imóveis a parentes feitas pela presidente da Petrobras, Graça Foster, e pelo ex-diretor Nestor Cerveró. Nardes se reuniu ontem, no Rio, com o secretário de Controle Externo de Estatais do TCU, Osvaldo Perrout, e pediu que os dados oficiais sejam obtidos para que se verifique se houve “dissimulação” do patrimônio na iniciativa de Graça e Cerveró.
Na quarta-feira, a votação do pedido de bloqueio de bens da presidente da Petrobras foi adiada em razão da revelação feita pelo GLOBO sobre a doação de imóveis. Os ministros decidiram, então, que uma diligência será realizada para comprovar a veracidade das informações.
O relator do processo, ministro José Jorge, prometeu colocar a questão do bloqueio de bens de Graça em votação já na próxima quarta-feira. A tendência é que ele não espere a conclusão da diligência, para que o processo não atrase ainda mais e por entender que as explicações já apresentadas por Graça e Cerveró confirmam a transferência do patrimônio. Nardes e Jorge devem se reunir amanhã para discutir se o melhor é pautar a questão já na próxima sessão.
— Como presidente, tomei providência sobre a diligência deliberada em plenário. Precisamos primeiro comprovar, para depois avaliar se foi dissimulação. O fato é grave, se comprovado. Isso criou um impacto negativo muito grande dentro do tribunal. O processo de tomada de contas especial é longo. Esse é apenas o início do aprofundamento dessa questão, e medidas ainda poderão ser tomadas mais à frente — disse Nardes.
O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno, protocolou um pedido para que seja anulada a doação de imóveis de Graça e Cerveró. O requerimento foi enviado ao procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Paulo Bugarin. Para Bueno, as doações se configuram “fraude contra os credores em caso de uma futura responsabilização cível”. Pelo requerimento, a anulação da transação se daria por meio de ajuizamento de ações judiciais, diante de atos “claramente lesivos ao patrimônio da União”. O MP junto ao TCU pode pedir a anulação e o plenário pode determinar a medida, uma vez que já houve decisão do colegiado no sentido de bloquear os bens de dez gestores e ex-gestores da Petrobras.
PSDB VÊ CRIME DE FRAUDE PROCESSUAL
Em outra frente, o PSDB anunciou que pediu à Procuradoria Geral da República que seja aberta investigação de suposto crime de fraude processual. Outros parlamentares da oposição também defenderam que Graça Foster não tem mais condições de se manter no cargo.
— Toda essa movimentação se configura como uma obstrução ao trabalho da Justiça. Eles empreenderam a ação de ocultamento e repasse de patrimônio. É um ato gravíssimo que só suja ainda mais sua gestão à frente da empresa. Graça Foster perdeu a condição de continuar na presidência da Petrobras — afirmou o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).
— Se não tivessem a proteção política que têm, isso seria motivo para decretar a prisão preventiva — disse o líder do Solidariedade, Fernando Francischini (PR): — A presidente Dilma, tendo daqui a alguns dias o patrimônio (de Graça Foster) bloqueado, e tentando fraudar a decisão do TCU, não tem mais condição de mantê-la na presidência da Petrobras. Agora, na dialética petista, isso não é motivo para tirar ninguém.