Planejamento autoriza a nomeação de 30 AFC’s

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou, por meio da portaria n° 329, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15 de setembro, a nomeação de 30 Analistas de Finanças e Controle aprovados no último concurso para a Controladoria- Geral da União, realizado em 2012 (AFC/CGU/2012). A convocação é resultado da articulação da Comissão dos Aprovados em parceira com o Unacon Sindical. O número de convocados, no entanto, é insuficiente para sanar o déficit de pessoal no órgão. Atualmente, 53% dos cargos previstos no Decreto n° 4.321/2002 estão vagos.

Rudinei Marques, presidente do Sindicato, ressalta: “O número de convocados está bem aquém do necessário. Vamos continuar enfatizando a importância de repor o quadro de pessoal e fortalecer a CGU”.

ARTICULAÇÃO
Em reunião com o secretário-executivo da Casa Civil, Valdir Moysés Simão, no dia 4 de setembro, a deputada Erika Kokay (PT/DF) cobrou urgência na nomeação de 303 aprovados no concurso AFC/CGU/2012 (relembre aqui). Em junho, o Unacon Sindical protocolou, na Casa Civil, uma petição assinada por 123 parlamentares requisitando a convocação de todos os aprovados (relembre aqui).  A quantidade de vagas preenchidas com a nomeação publicada hoje representa menos de 10% do requisitado.

Contra o enfraquecimento da CGU, o Sindicato vai promover o Dia Nacional de Protestos nesta quarta-feira, 17 de setembro, nos estados, e na quinta-feira, 18, em Brasília.