A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical avalia que o cenário político-econômico de 2015 será de ajuste fiscal e tensionamento entre Executivo e Congresso Nacional. A análise foi feita na manhã do primeiro dia de reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). O encontro está sendo realizado no Pará entre os dias 30 e 31 de outubro.
“2015 será um ano de enfrentamento. Será necessária forte mobilização interna e articulação com outras carreiras do serviço público. Teremos duras batalhas pela frente, mas hoje estamos em plenas condições de enfrentá-las com altivez”, avalia Filipe Leão, diretor de finanças do Sindicato, a partir da análise da conjuntura política do país com a mudança de governo.
Para Márcia Uchôa, vice-presidente da entidade, a entrada de 2015 prenuncia uma das maiores lutas dos servidores federais. “É por isso que reforçamos a importância da união da base. Os esforços devem ser redobrados, para inserirmos nossas pautas na ordem do dia”, enfatiza.
Ao abrir o encontro, Rudinei Marques, presidente do Sindicato, saudou os participantes com agradecimento especial à participação de Maria Tereza Renteiro e Maria das Graças Angelim, servidoras do estado. “Aos que serão reeleitos e, também, aos que encerram o mandato neste ano, desejo uma excelente reunião, em nome da DEN”.
PUBLICAÇÕES
O Boletim Jurídico, o Guia do Eleitor e o Informativo da chapa Articulação e Luta, única inscrita à Diretoria Executiva Nacional, também foram entregues aos delegados sindicais.
A notícia de que Estevam Barbosa, presidente do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) integrará a DEN no próximo mandato foi aclamada por todos.