Em entrevista ao programa Ponto de Vista da TV Meteoro do Sinditamaraty, Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, discorreu sobre o atual cenário do serviço público brasileiro. Campanha Salarial, União das Carreiras de Estado (UCE) e a qualidade dos serviços prestados à população estiveram em pauta. Marques defendeu a estruturação das carreiras e a redução dos cargos em comissão, tendo em vista o aprimoramento do serviço público. “Não podemos admitir, em hipótese alguma, a precarização dos serviços prestados à população”, afirmou.
Durante a entrevista, Marques ressaltou que é preciso valorizar o servidor de carreira. “Muitas vezes o servidor requisitado de outras instituições vem assumir cargos de comando dentro do órgão. No entanto, não possui o conhecimento que o servidor da carreira acumulou ao longo do tempo”. Em março, em entrevista ao jornal O Globo, Marques criticou o grande volume de requisitados. Em 2013, 11.277 trabalhadores foram emprestados de um órgão para outro (relembre aqui).
Questionado sobre o foco da articulação da UCE, Marques explicou que as reivindicações não se resumem a questões salariais. “As campanhas salariais são importantes, mas tão, ou mais importante, é termos um serviço público de qualidade, prestado por carreiras bem estruturadas, com remuneração digna, com recomposição garantida em lei e com atribuições bem definidas em relação aos cargos.”
Assista, abaixo, a íntegra da entrevista.