A convite da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), o presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, participou na manhã desta segunda-feira, 18 de maio, de reunião entre representantes sindicais e as Secretarias de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento (MPOG) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A pauta era composta dos mesmos itens tratados na reunião do dia 14 (relembre aqui), entre os quais se destacam o reajuste de benefícios e a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Como reposta às mesmas reinvindicações, os representantes do governo repetiram os argumentos nada conclusivos apresentados no último encontro.
O secretário de Relações de Trabalho do MTE, Manoel Messias, argumentou sobre os “os desafios” de regulamentar a Convenção 151 da OIT, que versa sobre negociação coletiva e direito de greve no serviço público. Segundo ele, a implementação das normas esbarra em dificuldades jurídicas.
Em relação aos benefícios, o secretário de Relações de Trabalho do Planejamento, Sergio Mendonça, apresentou simulações de reajuste do auxílio alimentação e auxílio creche dos servidores federais e, reiterou que o estudo não representa uma proposta do governo. “Pode ser que isso não vá adiante? Pode! Mas estamos trabalhando para viabilizar esses reajustes por entender que se trata de uma medida de grande impacto social com e importante função distributiva”, afirmou Mendonça.
MOBILIZAÇÃO
Na ausência de contrapropostas do governo, o Unacon Sindical convocou para esta quarta-feira, 20, uma reunião do Comando de Mobilização, eleito pelo Conselho de Delegados Sindicais (relembre aqui). No encontro deve ser definido o calendário de mobilizações para as próximas semanas.
Com informações e imagem: Ascom CSPB
Alterações: Ascom Unacon Sindical