Forte adesão da STN marca arrancada da mobilização nacional

 

A carreira finanças e controle está disposta ao enfrentamento. Intensa adesão dos servidores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) ao “Dia Nacional de Mobilização” surpreendeu até os dirigentes sindicais. A atividade foi definida pelo Comando Nacional de Mobilização em reunião realizada no dia 20 de maio (relembre aqui). Rudinei Marques, Márcia Uchôa, Filipe Leão, Júlio Possas e os delegados sindicais Manoel Messias e Arivaldo Sampaio participaram do ato. 

 

Para evitar reajuste zero em 2016, foram debatidas formas alternativas de pressão. “Temos que pensar em todas as possibilidades de demonstrar nossa insatisfação”, propõe Uchôa. 

 

A criatividade deve ser a regra dos próximos atos. “Devemos desenvolver, em conjunto, estratégias para demonstrar publicamente que estamos dispostos ao enfrentamento. Essas ações devem incomodar o governo e chamar a atenção da sociedade”, explica Marques. A intenção é ocupar os espaços públicos para defender as prerrogativas da carreira e mostrar a necessidade de recomposição salarial. 

 

Leão aponta outras três prioridades para a Campanha Salarial de 2015, além da pauta salarial que prevê uma tabela única para os servidores do topo do Poder Executivo. Reestruturação da carreira é a primeira delas. “É preciso atualizar as atribuições dos servidores em lei. As atribuições do cargo de Analista (AFC), por exemplo, são definidas, de maneira bem genérica, por apenas um paragrafo da Lei 9.625/98 e por uma portaria que já tem quase um quarto de século”, lembra.

 

O encaminhamento do anteprojeto de lei de nomenclatura e atribuições ao Congresso Nacional e a revitalização do cargo de Técnico de Finanças e Controle (TFC) são as outras duas bandeiras prioritárias da entidade. “Temos que reconhecer e valorizar os TFC's que tiveram contribuição histórica na construção do que é hoje o Tesouro Nacional”, conclui.

 

ARTICULAÇÃO

A próxima reunião do Comando de Mobilização está agendada para 17 de junho. Na oportunidade, será definido o calendário de lutas para o período subsequente. O encontro será ampliado a todos os Delegados Sindicais.

 

Leia também

Sindicato anuncia indicativo de greve para o mês de julho