O Unacon Sindical quer saber como a carreira recebeu a contraproposta de 21,3% em quatro anos apresentada pelo governo. A avaliação teve início na Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) nesta segunda-feira, 6 de julho. A opinião dos servidores em relação ao índice será considerada na reunião agendada para a próxima terça, 7, no ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Rudinei Marques, Filipe Leão e Júlio Possas representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro. Manoel Messias também participou, em nome dos delegados sindicais do DF.
“Pelo menos agora temos uma proposta do governo. Uma sinalização. Antes não tínhamos nada. Tudo que fizemos até agora foi para o que o governo saísse da sua zona de conforto e apresentasse a sua proposta”, avaliou Marques. O índice de 21,3% dividido em quatro parcelas de 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018, e 4,5% em 2019 foi apresentado no dia 25 de junho (relembre aqui).
O Sindicato optou por apenas analisar a proposta, sem votação. “Talvez exista espaço para melhoria, mas precisamos saber o que vocês, que têm mais conhecimento sobre os números da economia, estão pensando”, disse o presidente.
De acordo com dados atualizados do relatório Focus, a projeção da inflação para 2015 subiu para 9,04% (leia mais aqui). “Já que não querem recompor nosso salário, que, pelo menos, combatam a inflação”, reclamou um dos servidores. “Em todo o primeiro mandato de Dilma Rousseff, a inflação superou o melhor percentual apresentado de 5,5% em 2016”, disse outro servidor.
O Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais mantém o pedido de recomposição linear de 27,3% para o ano de 2016. O percentual refere-se à variação do IPCA (inflação oficial do país) acumulado de julho de 2010 a agosto de 2016, acrescidos de 2% de ganho real e descontados os 15,8% concedidos em 2012. Por enquanto, este também será o encaminhamento do Unacon Sindical.
O segundo Dia Nacional de Mobilização será realizado nos dias 6 e 7 de julho, em todo o país. Nos estados, o horário e local serão informados pelos Delegados Sindicais. O edital de convocação está disponível no site do Sindicato (acesse aqui).