DEN convoca mobilização nacional em defesa do status ministerial da CGU

 

Inconformada com a possibilidade de perda do caráter ministerial da Controladoria-Geral da União (CGU), a carreira de Finanças e Controle prepara uma mobilização nacional para a próxima semana. A realização de um ato público em defesa da integridade institucional do órgão na próxima terça-feira, 29 de setembro, e um movimento coletivo de entrega de cargos de chefia, estão entre as ações programadas. A mobilização foi convocada pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical por meio de comunicado divulgado nesta sexta-feira, 25.

 

No documento, a DEN ressalta a necessidade de reforçar o movimento. “As ações que já estão sendo desenvolvidas – nas frentes de: articulação política e parlamentar (relembre aqui); inserções pagas e espontâneas na grande mídia e nas redes sociais (veja aqui, aqui e aqui) e articulação conjunta com movimentos e organizações sociais que atuam no combate à corrupção (relembre aqui) – precisam ser fortalecidas tendo em vista a possibilidade da retirada do status ministerial da CGU nos próximos dias”.

 

O anúncio da Reforma Ministerial agendado para esta quinta-feira, 24, foi adiado em virtude da ausência da presidente da República, Dilma Rousseff.

 

Com o objetivo de intensificar a mobilização, no período de ausência da presidente, a DEN divulgou as seguintes orientações:

 

1. Todos os servidores da CGU devem colaborar para proliferação dos documentos e notícias que ressaltam a importância da manutenção do status do órgão, com intuito de alcançar os tomadores de decisão envolvidos no projeto de Reforma Ministerial;

 

2. Até às 20h de segunda-feira, 28, todos os Analistas e Técnicos de Finanças e Controle que exerçam cargos de direção, assessoramento e supervisão, devem enviar uma declaração para dayane@unacon.org.br, colocando seus respectivos cargos à disposição, caso o governo atente contra a integridade ministerial da CGU;

 

3. Os servidores da CGU devem aderir à manifestação convocada para a próxima terça-feira, 29. O ato será realizado de maneira unificada e coordenada em todo o território nacional.

 

 

ATO PÚBLICO

 

EM BRASÍLIA

Local: Edifício sede da Controladoria-Geral da União

Data: terça-feira, 29 de setembro

Horário: a partir das 9 h

 

NOS ESTADOS

Os locais e horários serão divulgados pelos delegados sindicais de cada estado.

 

 

Leia a íntegra do Comunicado abaixo.