Conselho irá elaborar pauta mínima para os delegados sindicais

Grupo de trabalho (GT) irá elaborar pauta mínima para os delegados sindicais. Proposto pela delegacia sindical da Paraíba, o item 13 da pauta do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) promoveu o debate sobre a criação de uma agenda de atividades para os dirigentes nesta terça-feira, 10 de novembro. “Temos um horizonte imenso. Não falta trabalho. Tem muita coisa pra fazer”, informou Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, citando, como exemplo, o projeto de lei (PL 5.586/2005), que trata do enriquecimento ilícito e está parado no Congresso Nacional.

 

Aprovado com 17 votos a favor, 13 contrários e quatro abstenções, o GT será formado pelo presidente do CDS, um membro indicado pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) e o delegado sindical da Paraíba. “É necessário determinar uma agenda mínima para que se possa avaliar a atuação dos delegados sindicais", avalia Luiz Roberto, presidente do CDS.

 

Reonauto Souza Junior, delegado sindical de Sergipe, aponta a importância de incluir nesse cronograma debates junto à comunidade acadêmica, aos movimentos sociais e a outras entidades ligadas à prevenção e ao combate à corrupção.

 

CONVIDADO DE HONRA

A abertura do segundo dia de reunião contou com a presença especial do chefe da Controladoria-Geral de Santa Catarina (CGU-Regional/SC). Carlos Alberto Rambo aderiu ao movimento de entrega de cargos durante a mobilização em defesa da integridade ministerial da CGU. “A força conquistada deixa claro a importância da unidade da carreira. Sindicalizados somos mais fortes”, disse, agradecendo, na sequência, o empenho dos delegados sindicais de todo o país. Rambo é filiado ao Unacon Sindical desde 2001.