Representantes da Pública se reúnem com procurador-geral da República

 

Representantes da Pública – Central do Servidor se reuniram na manhã desta terça-feira, 17 de novembro, com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na ocasião, a central sindical aderiu à campanha “10 Medidas Contra a Corrupção” do Ministério Público Federal (MPF). Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, que participou do encontro na condição de segundo vice-presidente da Pública, sugeriu a adoção de medidas que visem, também, o fortalecimento dos órgãos de controle.


“Recentemente, a CGU foi ameaçada de esfacelamento na reforma ministerial. Por isso, precisamos também de medidas que visem o fortalecimento dos órgãos de controle interno e externo”, afirmou Marques, que aproveitou para agradecer o apoio do MPF na mobilização em defesa da CGU. Em setembro, o subprocurador-geral da República e coordenador da Câmara de Combate à Corrupção do MPF (5ª CCR/MPF), Nicolao Dino, se manifestou contra o rebaixamento do órgão (relembre aqui).


Janot explicou que as medidas sugeridas pelo MPF são a tentativa de iniciar o debate sobre como erradicar a corrupção no país e que podem ser aprimoradas. “O grande trabalho que a gente faz é para transformar uma corrupção, que hoje é considerada endêmica, em episódica, e para que, depois disso, possamos tratar essa corrupção episódica, a fim de erradicá-la.”


A Pública sugeriu, ainda, a ampliação do debate com a promoção de um seminário internacional sobre transparência na gestão pública e combate à corrupção. Janot aprovou a sugestão e colocou à disposição o auditório da PGR. O evento deve ser realizado no primeiro semestre de 2016.


Conheça a campanha de recolhimento de assinaturas para envio das “10 Medidas Contra a Corrupção” ao Congresso Nacional no site combateacorrupcao.mpf.mp.br. Saiba mais no vídeo abaixo.
 

 

 

Com imagens e informaçãoes: Pública- Central do Servidor 

Alterações: Ascom/UNACON Sindical