Fórum dos Servidores define linhas de atuação para 2016

 

Entidades que compõem o Fórum de Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais se reuniram na manhã desta segunda-feira, 1° de fevereiro, para definir as linhas de atuação conjunta para 2016. Rudinei Marques, presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN) representou o Sindicato no evento, realizado em Brasília. O estabelecimento de uma política salarial permanente ­- com regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) -, fixação de data-base e definição dos termos de exercício do direito à greve foram elencados como linhas prioritárias de atuação.

 

O pleito pelo reajuste de diárias, adicional de deslocamento e indenização de transporte, que não foi contemplado nas negociações da Campanha Salarial 2015, também está entre as prioridades.

 

O Fórum volta a se reunir nos dias 27 e 28 de fevereiro, durante a realização de reunião ampliada, em Brasília. No evento, as entidades vão deliberar sobre a pauta unificada que será encaminhada ao governo. Outro ponto que deve entrar em debate é a reforma na Previdência Social, defendida pelo Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. A proposta deve ser encaminhada ao Congresso Nacional ainda no primeiro semestre. Para os dirigentes, a mudança no Regime Geral pode abrir precedentes para alterações das regras no Regime Próprio, afetando aos servidores públicos.